DO CAMPUS. UFSM anuncia criação de núcleo que tratará de Mobilidade Urbana e do Transporte Coletivo
Não há dúvida que o motor para a decisão da Universidade é a recente crise em torno da tarifa urbana. Confira só a nota divulgada agora à noite, pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM:
“UFSM criará núcleo de planejamento para área de mobilidade urbana e transporte coletivo
Trabalhando para uma aproximação cada vez maior da comunidade santa-mariense e regional, a Administração da UFSM criará um núcleo de planejamento para a área de mobilidade urbana e transporte coletivo de Santa Maria. A atuação inicia ainda essa semana com uma primeira reunião de trabalho, com profissionais de transporte público, para discutir um plano de ações e apresentá-lo ao Poder Municipal, visando as melhorias necessárias às questões deste setor.
Este primeiro encontro deve abrir caminho para criar, na UFSM, um núcleo de planejamento para o setor para que a UFSM possa qualificar sua participação no debate do assunto. Esse núcleo terá a participação da comunidade universitária, contando com a inserção de alunos, técnico-administrativos e docentes da Instituição neste debate.”
Caro jornalista Claudemir,
Minha expectativa é que esse núcleo de mobilidade urbana pense em alternativas para o transporte coletivo que incluam, por exemplo, o trem urbano, ciclovias e um anel viário em torno do campus da UFSM. Me desanima que, pelo menos até hoje, um veiculo sobre trilhos (trem, metrô, seja lá qual for), não esteja colocado na pauta das alternativas para o transporte centro-UFSM. Saudações, André Fertig – Professor do curso de história/UFSM