Arquivo

Valdeci. Prefeito tem dois grandes abacaxis para descascar. Ou seu governo acaba antes do fim

Valdeci Oliveira reassume hoje a prefeitura municipal de Santa Maria. A semana passada inteira esteve na Europa, onde fez palestras, a convite de organizações alemãs. Ao chegar tem, no mínimo, dois abacaxis para descascar. E dos grandões. Um de natureza administrativa, outro política, a mais pura (?) política.

 

De acordo com a editora de política do Diário de Santa Maria, Iara Lemos, na coluna Domingueira, Valdeci vai receber as propostas feitas pela supercomissão que estudou as contas do executivo, para os devidos cortes de custo. Escreve Iara que, entre as medidas sugeridas, está “uma tesoura nas horas extras, suplementações e até mesmo nos cargos de confiança”. A decisão final será de Sua Excelência.

 

O segundo enrosco, e bem maior, é com o próprio PT. E mais especificamente a bancada na Câmara de Vereadores. De algum tempo para cá, os edis petistas fazem corpo mole na defesa das ações da prefeitura. É óbvio que não concordam com elas. E o caso dos traileres é o mais evidente, mas não o único.

 

Vilmar Galvão faz o contraponto, digamos, protocolar nas suas manifestações diante do que fala a oposição. Loreni Maciel quase isso. E os demais frontalmente contrários. Até a última sessão, Misiara Oliveira ficava quieta. E Luiz Carlos Fort fazia discurso contra o Executivo. Na última terça-feira, também Misiara não se conteve e se colocou publicamente contra o Executivo. Que é defendido com mais ênfase, olha a ironia, pelo petebista Ovídio Mayer.

 

Resta saber o que fará o prefeito, agora. Mostra que as ações da prefeitura são do PT, também, ou ficará desmoralizado politicamente? Há quem pense, segundo ouvi neste final de semana, que isso é uma tentativa de tomar o controle da prefeitura. Por quem? Boa pergunta. No entanto, nunca é demais esquecer que, se os petistas querem ficar bem com a platéia, também têm que lembrar dos seus Cargos de Confiança na Administração. E, como já se viu no último pleito, sem CCs não tem cabo eleitoral gratuito (fora do horário de expediente, claro). E sem cabo eleitoral, quem se elege?

 

Essa é a arma principal de Valdeci, mais até provavelmente que a argumentação política.. Talvez tenha que usá-la. E o pretexto será dado exatamente pelo “pacotaço” da redução de custos. Com a redução dos Cargos de Confiança, por exemplo. É. Pois é.

 

Aliás, como me disse alguém: em vez de se aliar à oposição – Cláudio Rosa, Misiara Oliveira, Luiz Carlos Fort e João Carlos Maciel à frente – não ocorreu a vereadores petistas perguntarem quantos, dos 400 “desempregados” dos traileres, têm carteira assinada? Mmmm. Bem, isso é coisa que Valdeci terá que resolver.

 

Ah, tem outra alternativa. A chamada terceira via. Qual? Concordar que seus (do PT) vereadores estão certos e todos os projetos dos últimos dois anos foram uma brincadeira. Nesse caso, também, pode ir pra casa: seu governo terá acabado dois anos antes do fim.

 

PS. Os desafios à espera do prefeito Valdeci Oliveira, no seu retorno à chefia do Executivo, são também o tema do comentário que faço daqui a pouco, na rádio Antena 1. Aliás, estarei diariamente na emissora, às 7 e 45 e, igualmente, participo do Sala de Debate, programa de discussão de temas da cidade, de segunda a sexta-feira. Minha presença será nos três dias iniciais da semana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo