LUNETA ELETRÔNICA. Xadrez, Escoteiros, alfabetização, Defensoria, CPI, ERS-516 e ERS-348
POR MAIQUEL ROSAURO
* Na segunda-feira (17) o secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Junior, recebeu o presidente do Santa Maria Xadrez Clube, Paulo da Rosa Paulo, para tratar sobre a instalação, na Praça Saldanha Marinho, de quatro mesas específicas para a prática do esporte.
* A iniciativa já foi autorizada pelo prefeito Cezar Schirmer. A expectativa é que os equipamentos sejam instalados ainda este mês. Em contrapartida ao apoio do município, a associação vai proporcionar aulas de xadrez nas escolas municipais.
* Na manhã de terça-feira (18), o Presidente do Legislativo, vereador Werner Rempel, recebeu a visita de representantes de Grupo de Escoteiros de Santa Maria, que pediu apoio do Parlamento para a realização da Semana do Movimento Escoteiro, entre 16 e 23 de abril, e também para o Congresso e Assembleia Regional, que será realizado em 2015.
* Fredkson Antonio Pinto, coordenador distrital do 4º Distrito de Escoteiros, pediu para o Presidente do Legislativo seja intermediário com outras entidades da cidade para a realização destes dois eventos.
* A Secretaria Municipal de Educação (SMED) reuniu os subprefeitos dos distritos, na manhã de terça-feira (18), para apresentar o Programa Brasil Alfabetizado, promovido pelo governo federal, com objetivo de favorecer o acesso à cidadania, a partir da alfabetização de jovens, adultos e idosos.
* A secretária da pasta, Silvana Guerino, explicou o programa e como ele deve ser implantado. “As comunidades rurais que aderirem ao programa terão seus próprios alfabetizadores voluntários, que serão responsáveis por turmas com, no mínimo, sete alunos. Serão definidos horários e turnos que totalizem até 10 horas semanais, durante oito meses”, explicou.
* O edital para participação no programa deve ser divulgado pela SMED em aproximadamente 15 dias. O início das aulas está previsto para o dia 7 de abril.
* Foi aprovado, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) de terça-feira (18), o projeto de lei complementar 220/2013, da Defensoria Pública. A matéria reduz a diferença existente entre o valor do subsídio dos cargos da carreira, guardando a diferença de 5% entre os níveis, com base no vencimento fixado para o Defensor Público de Classe Especial. O deputado Jorge Pozzobom foi um de seus principais defensores.
* “A Defensoria Pública tem uma função fundamental à Justiça, pois é ela que cuida que quem não tem condições de contratar um advogado. No ano passado, quando aconteceu a tragédia em Santa Maria, a Defensoria tomou imediatamente todas as medidas jurídicas cabíveis para atender às famílias de todas as vítimas da boate Kiss”, afirmou Pozzobom.
* A bancada do PSDB entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossela (PDT), durante a Sessão Plenária desta terça-feira (18), do documento protocolado no Parlamento requerendo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia Elétrica.
* Como líder da bancada do PSDB na AL, o deputado Jorge Pozzobom destacou que o objetivo da Comissão não será de promover uma “caça às bruxas”, mas de investigar o porquê da prestação de serviços ser insatisfatória.
* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) trabalha para garantir a realização de duas obras consideradas estratégicas para a Região Central do Estado: o asfaltamento da ERS-516, estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, e a pavimentação da ERS-348, entre os municípios de Ivorá e São João do Polêsine, na Quarta Colônia.
* No final da tarde desta terça (18), antes de viajar para Santa Maria, onde cumpre um série de agendas nos próximos dias, Valdeci – junto com o vereador Luciano Guerra (PT) – realizou uma audiência com o secretário estadual de Infraestrutura, João Victor Domingues, para tratar das duas ações. Logo após a reunião com o secretário, Valdeci e Guerra foram ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) discutir os mesmos temas com os técnicos do Estado.
* “Depois que a duplicação da ERS-509 foi iniciada, tratamos toda a semana da questão da ERS-516 e da ERS-348. Sabemos que são ações complexas, em virtude dos contratos de licitações datarem de 1998 e existirem uma série de novas exigências legais”, afirma Valdeci.
* No encontro com Domingues, Valdeci também tratou da duplicação da ERS-509, que está em andamento no bairro Camobi. O diretor da empresa responsável pelo serviço, o engenheiro Mauro Della Pasqua, participou da reunião e fez um relato do andamento do trabalho. Atualmente, cerca de 70 operários e técnicos estão dedicados à obra em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.