PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Xadrez, Escoteiros, alfabetização, Defensoria, CPI, ERS-516 e ERS-348

POR MAIQUEL ROSAURO

* Na segunda-feira (17) o secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Junior, recebeu o presidente do Santa Maria Xadrez Clube, Paulo da Rosa Paulo, para tratar sobre a instalação, na Praça Saldanha Marinho, de quatro mesas específicas para a prática do esporte.

* A iniciativa já foi autorizada pelo prefeito Cezar Schirmer. A expectativa é que os equipamentos sejam instalados ainda este mês. Em contrapartida ao apoio do município, a associação vai proporcionar aulas de xadrez nas escolas municipais.

* Na manhã de terça-feira (18), o Presidente do Legislativo, vereador Werner Rempel, recebeu a visita de representantes de Grupo de Escoteiros de Santa Maria, que pediu apoio do Parlamento para a realização da Semana do Movimento Escoteiro, entre 16 e 23 de abril, e também para o Congresso e Assembleia Regional, que será realizado em 2015.

* Fredkson Antonio Pinto, coordenador distrital do 4º Distrito de Escoteiros, pediu para o Presidente do Legislativo seja intermediário com outras entidades da cidade para a realização destes dois eventos.

Reunião do programa Brasil Alfabetizado. Foto João Vilnei
Programa Brasil Alfabetizado irá beneficiar distritos. Foto João Vilnei

* A Secretaria Municipal de Educação (SMED) reuniu os subprefeitos dos distritos, na manhã de terça-feira (18), para apresentar o Programa Brasil Alfabetizado, promovido pelo governo federal, com objetivo de favorecer o acesso à cidadania, a partir da alfabetização de jovens, adultos e idosos.

* A secretária da pasta, Silvana Guerino, explicou o programa e como ele deve ser implantado. “As comunidades rurais que aderirem ao programa terão seus próprios alfabetizadores voluntários, que serão responsáveis por turmas com, no mínimo, sete alunos. Serão definidos horários e turnos que totalizem até 10 horas semanais, durante oito meses”, explicou.

* O edital para participação no programa deve ser divulgado pela SMED em aproximadamente 15 dias. O início das aulas está previsto para o dia 7 de abril.

* Foi aprovado, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) de terça-feira (18), o projeto de lei complementar 220/2013, da Defensoria Pública. A matéria reduz a diferença existente entre o valor do subsídio dos cargos da carreira, guardando a diferença de 5% entre os níveis, com base no vencimento fixado para o Defensor Público de Classe Especial. O deputado Jorge Pozzobom foi um de seus principais defensores.

* “A Defensoria Pública tem uma função fundamental à Justiça, pois é ela que cuida que quem não tem condições de contratar um advogado. No ano passado, quando aconteceu a tragédia em Santa Maria, a Defensoria tomou imediatamente todas as medidas jurídicas cabíveis para atender às famílias de todas as vítimas da boate Kiss”, afirmou Pozzobom.

Bancada do PSDB entrega requerimento de instalação da CPI da Energia ao presidente da AL. Foto Marcos Eiffler
Bancada do PSDB entrega requerimento de instalação da CPI da Energia ao presidente da AL. Foto Marcos Eiffler

* A bancada do PSDB entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossela (PDT), durante a Sessão Plenária desta terça-feira (18), do documento protocolado no Parlamento requerendo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia Elétrica.

* Como líder da bancada do PSDB na AL, o deputado Jorge Pozzobom destacou que o objetivo da Comissão não será de promover uma “caça às bruxas”, mas de investigar o porquê da prestação de serviços ser insatisfatória.

* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) trabalha para garantir a realização de duas obras consideradas estratégicas para a Região Central do Estado: o asfaltamento da ERS-516, estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, e a pavimentação da ERS-348, entre os municípios de Ivorá e São João do Polêsine, na Quarta Colônia.

* No final da tarde desta terça (18), antes de viajar para Santa Maria, onde cumpre um série de agendas nos próximos dias, Valdeci – junto com o vereador Luciano Guerra (PT) – realizou uma audiência com o secretário estadual de Infraestrutura, João Victor Domingues, para tratar das duas ações. Logo após a reunião com o secretário, Valdeci e Guerra foram ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) discutir os mesmos temas com os técnicos do Estado.

* “Depois que a duplicação da ERS-509 foi iniciada, tratamos toda a semana da questão da ERS-516 e da ERS-348. Sabemos que são ações complexas, em virtude dos contratos de licitações datarem de 1998 e existirem uma série de novas exigências legais”, afirma Valdeci.

* No encontro com Domingues, Valdeci também tratou da duplicação da ERS-509, que está em andamento no bairro Camobi. O diretor da empresa responsável pelo serviço, o engenheiro Mauro Della Pasqua, participou da reunião e fez um relato do andamento do trabalho. Atualmente, cerca de 70 operários e técnicos estão dedicados à obra em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo