Política

PRECONCEITO. Declarações de Luis Carlos Heinze e Alceu Moreira serão debatidas hoje (17) na Assembleia

POR MAIQUEL ROSAURO

E segue rendendo as declarações polêmicas dos deputados federais Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB) divulgadas em um vídeo na semana passada. Um debate sobre o tema será realizado nesta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa. Leia abaixo na matéria de Tiago Machado, da assessoria de imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira:

Debate articula reação ao preconceito e ao estímulo à violência

As declarações feitas pelos deputados federais Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB) durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que tiveram grande repercussão nas redes sociais nesta semana, serão tema de debate público promovido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do RS. A atividade será realizada nesta segunda-feira (17), às 18h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar do Palácio Farroupilha.

Vice-presidente da CCDH, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) estará presente no debate, que tem por objetivo discutir a articulação de um movimento de resistência contra o preconceito e a incitação da violência. “Os fatos são graves e merecem o enfrentamento organizado e o repúdio por parte da sociedade, das instituições públicas e dos movimentos sociais”, afirmou Valdeci.

Além de Valdeci e de representantes de entidades e organizações sociais, o debate também contará com a participação do presidente da CCDH, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), e do deputado federal Dionilso Marcon (PT), integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Federal.

Repercussão
A gravação que contém as declarações dos dois parlamentares ocorreu durante reunião da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre demarcação de terras indígenas, em Vicente Dutra, município localizado na região norte do Rio Grande do Sul. Na ocasião, Heinze classificou quilombolas, indígenas, homossexuais e lésbicas como ” tudo o que não presta”. Já Moreira sugeriu que os produtores rurais se organizem para defender suas propriedades “da maneira que for necessária”. O vídeo teve grande repercussão nas redes sociais e gerou uma série de manifestações de movimentos sociais, políticos e defensores dos direitos humanos, entre outros.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Que barbaridade. Tem democrata defendendo a censura de notícias aqui no site do Claudemir. Será a neo turma do Dops? hehehe.

  2. Quero saber a opinião do Bom sobre o Heinze, afinal quando a Ana Amélia se elegeu senadora seu primeiro suplente era ( e é) do PSDB.
    Ele apoiará a senadora e seu cão de guarda?

  3. Não lembro de algum comentário meu que não tenha sido publicado. Vou condiderar uma desqualificação. Nunca parto para a adjetivação e nem para a ameça pura e simples. Aliás, muitos fazem. Fazer o que, falta de argumentos.
    Insídia? Não creio. Outra desqualificação. Alguns estão acostumados a falarem sozinhos, ao debate entre amigos onde a discordância é mínima. Não raro promovem a própria agenda política.
    Maldade? Se o número não saltasse aos olhos não ficaria evidente. E a observação não irritaria tanto.
    Vou rarear a leitura e os comentários. Nem tanto para não seja perda de tempo e nem tão pouco para não parecer outra coisa. Vai sobrar bastante espaço para a claque.

  4. Acho que o Lino Tessele, expert em informática, deveria nos dar umas dicas a respeito da sigla GEF.
    Quem duvidar, leia o que o Lino postou em 28.12.2013:
    “de itaara ou de qualquer parte do mundo é fácil descobrir um o id/ip de um computador /// já disse aqui, GEF /// entendo o nervosismo e ataque ao editor pq sei quem vc é /// daí tudo fica bem mais fácil /// vindo da quarta colônia /// aprendi bastante /// principalmente, computação /// GEF, eu dentro ou fora do eixo sei o q gente q nem vc representa para o futuro e o desenvolvimento de santa maria – nada /// só pensa em vc mesmo /// e daí, não pensa /// eu, da serra /// dentro ou fora do eixo /// lino tesselle”
    https://claudemirpereira.com.br/2013/12/observatorio-schirmer-e-o-poder-que-derrete/#ixzz2p4WjvIjQ

  5. Para cada notícia que sai aqui do Fabiano, do Pimenta ou do Pozzobon, saem umas trinta do Valdeci.
    Que coincidência, não é?
    (NOTA DO SÍTIO – a insídia do leitor já foi notada por todos. Dito isto, e ressalvando que, não obstante discordar da maior parte delas, as opiniões dele são SEMPRE publicadas. Ou praticamente todas. Em meses, se uma ou duas foram vetadas – pois fora dos limites da educação -, foi muito. Dito isto, a insinuação cheia de maldade obriga o editor a um esclarecimento. Os deputados LOCAIS, de que partidos forem, sempre tiveram espaço neste sítio. Sempre. Se não mais têm é porque não usam. Para finalizar: a democracia, óbvia neste sítio, precisa conviver também com as ofensas. Desde que minimamente educadas e escudadas em fatos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo