Sem categoria

SANTA MARTA. Policiamento é discutido no Executivo

POR MAIQUEL ROSAURO

A reunião entre o prefeito Cezar Schirmer e parlamentares de Santa Maria, ontem (14), no Palacete da SUCV para discutir o policiamento no bairro Nova Santa Marta rendeu releases das assessorias do vereador Luciano Guerra, do Executivo e do deputado Valdeci Oliveira. Como o editor deste sítio sempre foi democrático com todos os lados, independente do cargo ou partido, republico abaixo os textos dos assessores de imprensa:

Parlamentares apresentam Projeto de Policiamento Comunitário ao Prefeito de Santa Maria
Texto e foto: Fabrício Vargas, da assessoria de imprensa do vereadores Luciano Guerra

O Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT), acompanhado dos vereadores Luciano Guerra (PT) e Marcelo Zappe Bisgogno (PDT) estiveram reunidos em audiência na manhã desta sexta-feira (14), com o Prefeito de Santa Maria Cesar Schirmer (PMDB) para apresentar o Projeto de Policiamento Comunitário, adotado em várias cidades do estado.

"Este projeto que vai coibir as diversas formas de violência", disse Luciano Guerra
“Esperamos que a gente possa contemplar a região oeste com este projeto”, disse o vereador Luciano Guerra (PT)

A preocupação dos parlamentares é com o crescimento da violência na cidade e principalmente no Bairro Nova Santa Marta, que tem os maiores índices de criminalidade. A intenção é instalar uma unidade teste do programa na região oeste da cidade , onde o aumento de homicídios preocupa no início deste ano. Dos 12 homicídios na cidade, cinco foram na região.

Conforme o deputado, a implantação de núcleos de Policiamento Comunitário prevê que o Estado forneça as viaturas, os equipamentos e o efetivo de brigadianos, com pelo menos quatro policiais em cada núcleo. A Prefeitura, por sua vez, se responsabiliza pelo pagamento do auxílio-moradia de R$ 600 para os servidores de segurança selecionados e treinados para a atividade.

“É algo que vai servir para o bem de Santa Maria. Temos bons exemplos em Caxias e Rio Grande, cidades onde existem os maiores números de núcleos comunitários de policiamento”, disse Valdeci.

Há possibilidades de uma viagem dos parlamentares e do prefeito até a cidade de Caxias do Sul para conhecer o projeto na prática. Lá, existem 10 unidades. Conforme dados da própria Brigada Militar, os índices de criminalidade diminuir bastante depois da implantação do projeto.

O prefeito de Santa Maria irá analisar a proposta dos parlamentares. “Esperamos que a gente possa contemplar a região oeste com este projeto que vai coibir as diversas formas de violência”, declara o vereador Luciano Guerra.

Valdeci quer agilizar implantação de Policiamento Comunitário
Texto: Tiago Machado, da assessoria de imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira
Foto: Christiano Ercolani

Depois de receber o aval do Secretário Estadual da Segurança Pública, Airton Michels, na última segunda (10), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) se reuniu com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, nesta sexta (14), para agilizar a implantação do Programa de Policiamento Comunitário na cidade.

"Confiamos que uma união de esforços poderá se concretizar e beneficiar Santa Maria", disse Valdeci
“Confiamos que uma união de esforços poderá se concretizar e beneficiar Santa Maria”, disse Valdeci

Acompanhado dos vereadores Luciano Guerra (PT) e Marcelo Bisogno (PDT), Valdeci defendeu que a cidade ingresse no programa para ampliar as políticas de prevenção à criminalidade e à violência. O Policiamento Comunitário já foi implantado em 12 cidades gaúchas, entre elas Caxias do Sul, Rio Grande e Canoas. “A ideia que tratamos com o secretário Michels e com o prefeito Schirmer é que o bairro Nova Santa Marta seja a primeira região local a receber o programa devido ao aumento de casos de homicídio lá registrados recentemente”, explicou.

Conforme Valdeci, o prefeito mostrou-se favorável à iniciativa e pretende agora analisar, de forma detalhada, as providências necessárias e o impacto financeiro da medida. “Confiamos que uma união de esforços poderá se concretizar e beneficiar Santa Maria e, em especial, a comunidade da Nova Santa Marta”, ressaltou o deputado.

Coordenador vai a cidade – Para dar sequência à mobilização, o deputado Valdeci está articulando uma visita do coordenador do Programa de Policiamento Comunitário da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Coronel Júlio César Marobin, a Santa Maria, nos próximos dias. Nessa agenda, Marobin e Valdeci vão discutir detalhes técnicos do convênio com o município e também deverão fazer uma visita à Nova Santa Marta. A data e o horário da atividade serão definidas até segunda-feira (17). “Será uma reunião para aprofundar o que tratamos nesta sexta-feira em Santa Maria. Além de eficiente, a implantação do policiamento comunitário apresenta baixo custo para o Estado, que cede os servidores de segurança e os equipamentos, e para Prefeitura, que fica responsável pelo pagamento do auxílio-moradia aos policiais”, argumentou Valdeci.

Programa – O policiamento comunitário é uma experiência implantada com sucesso em comunidades rurais do Japão e que está em expansão no Brasil. A iniciativa prevê a criação de núcleos regionalizados de segurança a partir de convênios firmados com os municípios. Nos núcleos, os policiais recebem incentivos – como o auxílio-moradia – para morarem e trabalharem exclusivamente no bairro ou na região que apresenta problemas de segurança.

Polícia Comunitária: prefeito recebe deputado e vereadores para discutir implantação do projeto na Nova Santa Marta
Texto e foto: Luiz Otávio Prates, da assessoria de imprensa da Prefeitura

Depois de ouvir líderes comunitários da zona Oeste, o prefeito Cezar Schirmer recebeu o deputado estadual Valdeci Oliveira e os vereadores Marcelo Bisogno e Luciano Guerra, em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (14), para discutir a segurança no Bairro Nova Santa Marta. A proposta, discutida em reunião, é viabilizar a implantação de uma “Polícia Comunitária” na região. “Sou totalmente a favor. É uma alternativa interessante e vamos analisar com muita atenção”, enalteceu o chefe do Executivo.

“Sou totalmente a favor. É uma alternativa interessante e vamos analisar com muita atenção”, disse Schirmer
“Sou totalmente a favor. É uma alternativa interessante e vamos analisar com muita atenção”, disse Schirmer

Schirmer lembra que, mesmo a responsabilidade pela segurança pública sendo constitucionalmente do Estado, a prefeitura está disposta a contribuir com o projeto. “A insegurança não é um problema desta ou daquela cidade. Infelizmente, estamos convivendo com esta situação no país inteiro. Por isso, acreditamos que esta seja uma alternativa interessante e viável”, comentou. “A ideia é fazer um núcleo experimental”, complementou o chefe do Executivo.

O deputado Valdeci Oliveira explicou que o projeto consiste basicamente na integração entre os agentes de segurança com a comunidade, isto é, os “policiais comunitários” devem residir no bairro em que irão atuar. “A intenção é que, em cada núcleo, com população entre 10 e 15 mil habitantes, tenham quatro brigadianos integrados”, disse. Ele acrescentou, ainda, que o projeto está sendo desenvolvido em cidades gaúchas como Caxias do Sul e Rio Grande.

Segurança foi pauta de encontro entre prefeito e lideranças da região

Uma comitiva de lideranças comunitárias do Bairro Nova Santa Marta reuniu-se com o prefeito Cezar Schirmer, na última terça-feira (12), e apresentaram um conjunto de reivindicações complementares a ações na área da segurança pública. O principal pleito dos moradores dizia respeito à participação da prefeitura para a instalação de um posto avançado de órgãos de segurança do Estado, na região. O assunto está sendo analisado pelo chefe do Executivo e foi apresentado durante o encontro desta sexta com o deputado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Questão da Santa Marta depende de iniciativas sociais e policiais juntas. Criação de espaços de convivência, centros comunitários e áreas de lazer é fundamental.

  2. Parabéns ao Valdeci e aos 2 vereadores por procurarem o secretário estadual e o prefeito em busca de ações concretas para a segurança de Santa Maria.E a ideia do policiamento comunitário é eficiente. Que a iniciativa avance.

  3. Mais marketing do Valdeci. Ele é do legislativo. A reunião deveria ter sido feita com alguém do executivo, da secretaria de segurança. Mas daí o cumpanheiro não poderia faturar politicamente. E segurança nunca foi prioridade nos governos do PT.
    Policiamento comunitário só diminui a chance de que os crimes aconteçam lá. Como as UPP’s do RJ. Muito marketing e o problema só mudou de lugar.
    O que diminui a criminalidade é a investigação, a identificação dos culpados e a respectiva punição.
    A verificação é simples. Espera-se 60 dias a contar de hoje e verifica-se quantos dos homicidios ocorridos foram elucidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo