Câmara de VereadoresCidadaniaPolítica

CÂMARA. Manifestantes invadem plenário e atrasam sessão. Afrontaram a democracia, diz Werner Rempel

Manifestantes invadiram o prédio do parlamento e ocuparam o plenário. Depois, saíram
Manifestantes invadiram o prédio do parlamento e ocuparam o plenário. Depois, saíram

Por mais que se procure entender, começa a ficar um pouco difícil – ainda que o direito à manifestação seja inalienável na democracia. Mas o fato é que atrasar uma sessão da Câmara, invadir o plenário, ler um texto que ninguém divulgou, e se mandar antes que a Brigada Militar interviesse – a pedido da direção do parlamento – bem, só chamou a atenção para o fato de ser uma centena de lideranças estudantis e do PSOL e do chamado Bloco de Lutas.

Bueno, mas isso é só a opiniãozinha do editor, que nunca precisou de máscaras para combater a ditadura (embora seja contra o projeto que as proíba), pois isso é coisa de quem tem medo, e, definitivamente, não um sinal de coragem política. Ah, e qual o efeito prático do que aconteceu nesta quinta-feira? “Dialogar com a sociedade” teria sido o objetivo, segundo um menino ouvido por um repórter, em entrevista que o editor escutou. Hein?

Ah, aqui você terá a versão da Câmara de Vereadores, via assessoria de imprensa, com texto de Camila Milder e Clarissa Lovatto Barros. Mas terá a oportunidade de ler também outra, distinta (mas também sem o texto lido no plenário invadido) bastando acessar o linque, lá embaixo. A foto é da assessoria do Legislativo. A seguir:

Sessão Ordinária é interrompida devido manifestações

Em razão da presença de manifestantes no Plenário da Câmara de Vereadores, a sessão ordinária desta quinta-feira iniciou com uma hora e quinze minutos de atraso. O grupo, que protesta contra o aumento no valor da tarifa do transporte coletivo municipal, portava faixas e instrumentos de som. Os manifestantes leram um texto, em que pediram a revogação da elevação da tarifa de ônibus e criticaram projeto de lei, o qual visa proibir uso de máscaras em manifestações.
O presidente da Câmara, vereador Werner Rempel, relatou que quando estava se preparando para iniciar a sessão um grupo de pessoas ocupou as galerias e o plenário. Em razão disso, alguns minutos depois, o presidente declarou ter inquirido as pessoas que pareciam ser os lideres, para saber com quem poderia conversar, mas obteve a resposta que o movimento não possuía interlocutores, bem como não queria diálogo. Na seqüência, o presidente do Legislativo perguntou ao Comandante do BOE, que estava na frente da Câmara, se poderia intervir, o qual solicitou a formalização de documento.

Deste modo, foi redigido documento a CRPO Central, pedindo condições pra realizar sessão ordinária. “Quando contingente chegou à frente da Brigada, os manifestantes se retiraram. Interpreto como afronta à democracia porque não vieram conversar, vieram apenas para impedir de realizar sessão. Por isso, imediatamente, chamei à Brigada Militar. O que aconteceu aqui foi invasão da Câmara”, enfatizou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR OUTRA VERSÃO:

“Bloco de Lutas protesta contra tarifa e projeto de vereador”, da assessoria de imprensa da Sedufsm (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. Olha Diego, sei que conselho é bom pra quem segue…e muitas vezes as pessoas como você, não aceitam argumentosconvincentes e muito menos conselhos. Mas vou dar e justificar. Você, antes de falar do MR8 e das cito também das outras agremiações da época, deve pesquisar e saber quais eram suas lutas, a conjuntura que se dava naquele período e de lá pra cá sua história. Me parece que está bem desinformado. Pois foram lideranças do MR8 e também das agremiações da época que com muita luta(coisa que pelo jeito vc n tem idéia) conquistaram a possibilidade de hoje termos livre expressão. E quanto ao Vereador Werner Rempel, eu duvido que alguém possa falar um milímetro de algo errado praticado em sua vida política ou como médico ou como ser humano que é. Exemplo de referência para aliados e inimigos. Lutador IDEOLÓGICO e incansável que deseja em seu tempo de vida contribuir para que um dia nós, ou gerações futuras mudem o mundo de verdade. Portanto, se você acha legal difamar pessoas de caráter e índole transparente e responsável para ficar puxando o saco de um grupo de militantes PARTIDÁRIOS e que não tem coragem de mostrar a cara ou responder por este grupo…….Continue…este papel, eu já conheço. Direita disfarçada. Parabéns Dr. Werner, sua ação é muito bem vinda, pois demonstra que o senhor não tem que ser apenas vereador e sim alçar vôos mais altos. Para que assim sua liderança se alastre de forma com que tenhamos uma representação mais forte e de qualidade!

  2. O do MR8 apoiando o Coronel… pelo visto os militares seguem no poder.
    Máscara e duas latas em plena luz do dia, fazendo barulho e permitindo que todos ouçam e vejam, não pode ser comparar a ações furtivas de SEQUESTRO.
    Em outros tempos os parceiros na câmara seriam rivais.
    Existe um outro tipo de “máscara” que faz um mal muito pior, falta de ideologia e coerencia.

  3. Sequestrar,assaltar bancos,incendiar,destruir bens públicos ou privados,matar(aqui sempre lembrando do cinegrafista),trazer o medo e o terror para a população,USAR MÁSCARAS,tudo isso é ERRADO!!!
    Mas nos movimentos passados,pelo menos eles sabiam o que queriam,e davam à cara a tapas,mas nem por isso um erro justifica o outro,se foi errado as coisa que fizeram lá,também é errado agora!!!!!Aliás,acho que muito mais errado agora,pois naquele tempo era uma DITADURA e agora uma DEMOCRACIA,onde todo mundo fala o que pensa,grava,denuncia,protesta,escreve(como estou fazendo agora),mas até aqui tem LIMITES para o que devo escrever,porque não haveria de ter na Câmara????!!!
    E para encerrar,repito mais uma vez,Parabéns Vereador Werner,e dessa vez também Parabéns, para o Vereador Cel.Vargas!!!!!

  4. MR8 seqüestrou e participou de ações armadas e violentas.
    Prefiro mascarados na rua que gente agindo na calada da noite seqüestrando gente.

  5. Parabéns Dr. WERNER e Cel. VARGAS; vocês tem CORAGEM e ATITUDE! São os edis mais Lúcidos e Éticos da Câmara Municipal!

  6. Tenho 60 anos,e lembro do MR8,ELES NÃO USAVAM MÁSCARAS,viu Diego,e sabiam o que queriam e porque reivindicavam,da mesma forma os Caras Pintadas na década de 90,agora esses de hoje,com máscaras,quebrando tudo(público e privado),incendiando,e até matando (jornalista/cinegrafista) que fazia cobertura nas manifestações,que metem medo e terror na população,que invadem Câmaras e não sabem nem dizer o que estão reivindicando,que protestam só por protestar,não é a toa que a população já esta ficando enojada com esse tipo de protesto…,me desculpe,tem mais é que chamar a Brigada mesmo.Mais uma vez,Parabéns Vereador Werner,pela sua postura em conduzir o episódio ocorrido na câmara de Vereadores de Santa Maria.

    P.S.
    No tempo da Ditadura,as pessoas se reuniam para discutir IDÉIAS,porque sabiam que só através delas,conseguimos mudar algo,por mais difícil que seja!!!

  7. Werner lembra do MR8? Invasão batendo lata é nada frente ao que foi feito.
    Menos… deixa a gurizada bater lata que logo cansa.
    Um homem do MR8 chamar a brigada? Que é isto?
    Nestas horas O Coronel é menos mascarado… opss

  8. Eu só não consigo entender uma coisa: se os políticos não trabalham,não têm uma profissão,são criticados porque só vivem de políticas. Quando temos um político ,como o vereador Werner, ilustre, honesto, ético e acima de tudo um exemplo de cidadão e político ,é criticado.Tudo o que foi relatado pela senhora Lucimar é verdade pois já passamos por situação semelhante.Parabéns Werner pela tua coragem e tua conduta.

  9. @Elisandro: Na invasão do ano passado, existia uma pauta. Existia uma série de razões pelas quais a invasão fora concretizada. Existiam lideranças. Era um movimento democrático (e não deixava de ser político).

    Na invasão de ontem, o pessoal só ficou gritando e chingando. Não teve diálogo. Não existiam lideranças. Não existia uma pauta. Eram várias lutas que acabaram parecendo mais um bando de arruaceiros.

  10. Como o Vereador Werner sou do tempo que se fazia manifestações nas ruas em plena ditadura e sem máscaras pois tinha coragem e orgulho de mostrar a cara. Se manifestar na democracia é fácil,por que será que eles escondem a cara? Será que são manifestantes de aluguel?

  11. Como dizem em MG: “pau que bate em Chico, bate em Francisco”.
    PSOL? Basta olhar o programa do partido. ” Rechaçar a conciliação de classes e apoiar as lutas dos trabalhadores”. “Reivindicações para a luta imediata e bandeiras históricas para além da ordem”.
    PSTU? Basta ver o site do partido. “Ao contrário dos demais partidos, o PSTU não prioriza as eleições, mas a ação direta como meio de transformar a realidade em que vivemos.”
    E existem certas correntes do PT que não ficam atrás. “Certas correntes”= não é todo o partido.

  12. Deixe eu entender: quando ocuparam a Câmara o ano passado, os invasores eram militantes e “ocupavam” a casa do povo…
    Hoje, as palavras para caracterizar os fatos tem sentido diferente, que de “desqualifica” os tais militantes e enaltece “institucionalidade” do poder legislativo. Particularidade que nem foi comentada nos eventos de 2013… Por quê???

  13. O Werner enfrentava a ditadura nas ruas, com uma coragem que esses militantes padrão “todinho com bolinho Ana Maria” jamais terão. Invadir parlamentos em democracias é um absurdo! Toda a força ao alemão!

  14. Só para esclarecer para você Leandro, que gostaria de entender como o Drº Werner cumpri horário na câmara e atende na consultório particular vou dar meu depoimento.
    Minha filha teve um apêndice rompido , e lembrei dele através de uma amiga. Liguei pra ele e ao mesmo tempo a 13:00 da tarde me pediu para ir ao seu consultório, não tenho plano de saúde.Em nenhum momento ele pediu como eu ia pagar ele e em nenhum momento me falou em politica. Me tratou como uma mãe desesperada que estava com a filha doente. Fiquei 30 dias no hospital com ela e duas cirurgias, esse nobre vereador e médico, nos visitou todos os dias (duas vezes ao dia)e nem um dia em horário de sessão. Chegou a nos visitar quase meia noite e no outro dia ao amanhecer estava lá de novo. Devo a vida da minha filha a esse nobre homem que foi humano como pouco. Esse meu relato Leandro foi apenas para tentar de explicar, o trabalho dele. Tentar porque o que ele fez por mim nesses 30 dias e o que vi e ouvi a respeito de sua pessoa não tem como explicar.

  15. Parabéns,vereador werner,por fazer aquilo que deveria ter sido feito na primeira invasão da Cãmara de Vereadores de Santa Maria,existem outras maneiras de reivindicar,e não precisa ser de máscaras e nem fazendo badernas!!!!
    Parabéns!!!!

  16. Werner é farinha do mesmo saco. Político profissional apenas quem nem os outros 20. Queria entender como ele faz para cumprir horário na câmara e atender no consultório particular e ser presidente da Casa. Afronta a democracia é a gente votar e os caras que são eleitos só legislarem a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo