CinemaCultura

CINEMA. O clássico “Pink Floyd – The Wall” encerra o ciclo de Óperas-Rock promovido por sindicato bancário

Segundo os amantes do cinema e da música (e do rock especialmente), trata-se de um clássico para muitos insuperável. E ele estará disponível, mais uma vez, ao público, no ciclo promovido pelo Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região. Quer saber mais, inclusive sobre como assistir? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da entidade bancária. O texto é de Maiquel Rosauro. A seguir:

The Wall encerra o ciclo Óperas-Rock no Cineclube Otelo

O Cineclube Otelo apresenta nesta quinta-feira, 27, The Wall, filme de 1982, dirigido por Alan Parker. O longa-metragem encerra o ciclo Óperas-Rock, que exibiu Jesus Christ Superstar, em 13 de março, e Tommy, no dia 20.

A sessão inicia às 19h, na Sede II do Sindicato dos Bancários (Rua Serafim Valandro, 835, sala 21, Centro de Santa Maria). A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

O ciclo Óperas-Rock é realizado através da parceria entre Sindicato dos Bancários e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Piazito Arte e Cultura.

Sinopse

Baseado no histórico álbum de 1979 da banda inglesa Pink Floyd, o filme é considerado um clássico do cinema mundial, por retratar através de cenas memoráveis o que Roger Waters representou com belas composições e letras emocionantes, retratando seus mais sinceros sentimentos da época.

O filme retrata a história de Pink, um roqueiro frustrado, que sente abandonado no mundo pelos pais, pela fama, pela mulher, culpando-os por seu isolamento e insatisfação. Seu pai foi morto na guerra ao defender a pátria e não deixou memórias boas, sua mãe superprotetora impediu de evoluir como homem, sua mulher o trocou por outro homem e os professores e a escola – tão bem retratados no filme – o oprimiram por escrever poemas e músicas.

Com todos esses motivos finalmente chega-se à analogia do nome dado ao filme: The Wall. Pink passa a construir um muro para se afastar do resto do mundo, onde cada um desses motivos representa parte desse muro.

O mais incrível do filme se deve ao fato de ter pouquíssimas falas, sendo contado por meio das canções do álbum The Wall e suas letras emocionantes. Isso prova que Waters já via um filme em sua cabeça ao compor o que seria considerado um dos melhores discos do Rock Progressivo e um dos melhores filmes de 1982.

Ciranda dos livros

Quem prestigiar as exibições do Cineclube Otelo poderá levar livros para casa. O Sindicato dos Bancários desenvolve o projeto Ciranda dos Livros, que visa incentivar a leitura de bancários e comunidade.

Qualquer pessoa pode pegar a quantidade obras que quiser pelo tempo que desejar. Aliás, nem é preciso devolver os títulos. O único pedido dos diretores do Sindicato é ler e depois passar o livro adiante. Ou seja, dar liberdade para que a obra seja lida por outra pessoa.

Você também pode libertar os livros de sua estante e doá-los para a Ciranda dos Livros. Desta forma, estará ajudando a promover a leitura em Santa Maria.

Informações pelo fone (55) 3222-8088 ou no site www.bancariossm.org.br.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo