Artigos

50 anos da minha turma do NPOR – por Carlos Costabeber

Nesta sexta-feira ocorrerá o início do ano letivo do NPOR do Regimento Mallet. Mas algo inusitado irá acontecer pela primeira vez: junto com os novos alunos, estarão adentrando ao quartel os integrantes da turma de 1967. Numa iniciativa do Cel. Rocha, atual Comandante do Mallet, haverá um encontro singular entre os jovens e aqueles que os antecederam há exatamente 50 anos.

Lembro com saudades daquele ano de 1967, quando fui selecionado para servir no NPOR. Inicialmente fui designado para o 7º. Regimento de Infantaria, mas como havia coincidência de jornada com o Curso de Administração, acabei transferido para o Mallet. O 7º. perdeu o seu goleiro titular, já que fui defender a camiseta do Mallet (modéstia a parte, mas eu era um baita goleiro).

Só quem serve às Forças Armadas sabe o valor que representa para a formação de um jovem; essa oportunidade, que não tem preço, infelizmente é pouco valorizada pela gurizada nos dias de hoje. Mas naquela época, a maioria estava acostumada com o “colo” da mãe, e de uma hora para outra a gente “virava homem” de verdade.

Nossa turma era maravilhosa, e foi uma das melhores fases da minha vida pelas experiências acumuladas, pelas dificuldades superadas e amizades conquistadas (o Vilson Serro é o melhor exemplo; nos conhecemos no quartel e viramos os melhores amigos até hoje).

Lembro da primeira ida ao campo, e para a iniciação no emprego da artilharia. Para passar a noite, fomos divididos em grupos, e montar as barracas. Só que ninguém sabia fazer aquilo, e um temporal na madrugada jogou longe o nosso abrigo, deixando todos molhados e no escuro. E assim começou um verdadeiro aprendizado para a vida, e para nos tornarmos bons Oficiais da Reserva do Exército.

A nossa vida social também foi valorizada (vivíamos o auge do rock-and-roll), pois o comandante do Mallet na época tinha uma mentalidade aberta. Ele nos autorizou a fazer reuniões dançantes no Cassino dos Oficiais. E assim podemos escolher a Rainha do NPOR e a realizar um baita baile de formatura no Clube Comercial (o mais chique na época), junto com os colegas do 7º.

A maioria da turma cursava Engenharia na UFSM, o que facilitou o entrosamento entre todos (eu fazia Administração, mas estudava no mesmo prédio do Centro de Tecnologia). Isso permitiu que as amizades não se perdessem até a colação de grau. Claro que a partir daí, como era normal naquela época, cada formando buscava uma das inúmeras oportunidades de trabalho que se apresentavam fora de Santa Maria. Poucos ficaram por aqui!

Daqueles, alguns integrantes acabaram se tornando pessoas públicas, como o ex-Governador Tarso Genro, o Prof. Antônio Carlos Lemos e o empresário Vilson Serro. Mas, ao mesmo tempo, alguns faleceram precocemente, deixando saudades entre seus velhos companheiros de armas.

Nos últimos anos tenho sido convidado a participar da Aula Inaugural do NPOR do Mallet e do Parque de Moto, levando a minha experiência profissional, e mostrando a importância de ser um Oficial da Reserva. Só que dessa vez, a emoção será maior, graças a presença de ex-colegas que não vejo há muito tempo. Será uma rara oportunidade de reencontrar aqueles caras que estavam sempre aprontando, mas que se tornaram cidadãos exemplares.

Salve a Turma de 1967 do NPOR de Artilharia do Regimento Mallet.

Minha participação em Aula Inaugural no NPOR do Mallet

Turma de 1967 do NPOR de Artilharia – Regimento Mallet
ALCEU ANTONIO MAINARDI
ALTAMIRO TEIXEIRA THADDEU
ANTONIO CARLOS FREITAS VALE DE LEMOS
CARLOS COSTA BEBER
CLAUDIONEI KRAEMER
CLEBER ANTONIO NOGUEIRA SANTOS
EDSON HER DORNELLES
ELOI LUIZ WEBER
EURICO CHAGAS FILHO
FERNANDO CARDENAL DE MORAES
GILBERTO ARISTEU BELTRAME
HORÁRIO JOÃO ISAIA
JOÃO BATISTA RAMOS SOARES
JOÃO CARLOS CIOCCARI
JOSÉ GAUDÊNCIO DA CONCEIÇÃO JARDIM
JÚLIO MASCARANHAS DE SOUZA NETO
LEONI ERNESTO MULLER
LEONIS ANTONIO SIMÔES CASSOL
LUIZ CARLOS TEIXEIRA
MARÇAL GOMES CALMAN
NEIMAR DE JESUS ALVES DOS SANTOS
PAULO ROBERO MACHADO
PAULO ROBERTO MARQUES DREON
RENATO DA COSTA BARROS
ROBERTO ANTONIO NOAL
ROBERTO BENTO DA SILVA
ROBERTO CARLOS DA ROSA PACHECO
ROBERTO KNIJNIK
TARSO FERNANDO HERZ GENRO
VILSON MARCIMINO SERRO

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo