ECONOMIA SOLIDÁRIA. Projeto Esperança fecha exatos 27 anos e muitas (boas) histórias para contar
Se há alguma coisa boa criada recentemente em Santa Maria e que leva longe o nome da cidade de uma forma positiva, o editor não tem dúvida: é a Economia Solidária. E esta tem uma razão bem clara para ter crescido tanto, o Projeto Esperança-Cooesperança, da Arquidiocese Católica.
E tudo começou exatamente há 27 anos, por iniciativa do então bispo (depois emérito) Dom Ivo Lorscheiter. Quem conta um pouquinho disso é a grande artífice do Projeto, a irmã Lourdes Dill. Acompanhe:
“Há 27 anos….
Hoje, dia 06 de março de 2014 completam-se os seus belos 27 anos em que a nossa Província das Filhas do Amor Divino assumiu a Coordenação do Trabalho Social da Arquidiocese de Santa Maria, o Banco da Esperança e o Projeto Esperança/ Cooesperança. Foi no dia 06 de março de 1987, às 18 horas, no Bispado de Santa Maria, quando Dom Ivo Lorscheiter, o Profeta e Gigante da Esperança e agora o cidadão do céu, nos deu uma especial Bênção do Envio, para esta desafiadora Missão.
Fomos escolhidas em 3 Irmãs da Província para assumir este trabalho, embora nenhuma de nós nunca havia trabalhado em atividade similar. A bênção de Deus, a força de vontade e a parceria com a colegialidade de tantos colaboradores, fizeram conosco esta história acontecer. Hoje, olhando para trás, fazendo desfilar cada ano, cada mês, cada semana, cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo destes 27 anos, vejo o quanto foi construído para a inclusão social e cidadania junto com o povo mais excluído. Muitos sonhos foram realizados.
Muitas metas foram atingidas. Muitos Projetos foram implantados. A semente lançada em terra fértil frutificou abundantemente. A Bênção, a graça e a força de Deus sempre nos acompanhou, com a ternura da Mãe Medianeira e o incansável apoio de milhares de pessoas, Entidades e Organizações que se somaram a este trabalho.
Em nome de todos aqueles e aquelas que nos ajudaram construir esta linda história na desafiadora Missão, agradeço atenciosamente.
Irmã Lourdes Dill, FDC
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.