ELA MERECE. Irmã Lourdes é “Mulher Cidadã 2014”
Conheço um bocado de gente que torce o nariz para a Irmã Lourdes Dill. E nem são tão poucos, não. Mas todos, rigorosamente todos, reconhecem o trabalho fantástico que ela realiza, coordenando o Projeto Esperança/Cooesperança e, na prática, sendo o nome da Economia Solidária na cidade e no Estado. E organizando eventos que, como nenhum outro, levam dezenas de milhares de pessoas ao Terminal de Comercialização Dom Ivo Lorscheiter.
Convenhamos, só por isso já haveria motivo suficiente para homenageá-la com a honraria que receberá nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa gaúcha. Quer saber mais? Confira o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:
“Assembleia entrega Troféu Mulher Cidadã 2014 nesta quarta
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa vai entregar o Troféu Mulher Cidadã 2014 às mulheres que se destacaram na participação política e no apoio à profissionalização e geração de renda. A homenagem acontece nesta quarta-feira (12), em sessão solene, às 14h, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.
Por indicação do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e com a aprovação de todas as bancadas, a Irmã Lourdes Dill irá receber a distinção. Ela é coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança da Diocese de Santa Maria, que há mais de trinta anos atua junto às comunidades locais na busca de oportunidades para geração de trabalho e renda. O projeto é responsável pela realização da Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), evento considerado um dos maiores da área na América Latina e proporciona a integração de diversos agentes e produtores da economia solidária.
A religiosa vai receber o prêmio estadual na categoria “profissionalização e geração de trabalho e renda da mulher”. As outras agraciadas são a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e a prefeita de Portão, Maria Odete Rigon. Elas dividem o prêmio na categoria “promoção da participação política da mulher”. A premiação ocorre desde 1998 e as vencedoras recebem uma peça de autoria do escultor Waldomiro Motta, confeccionada em bronze, com pátina esverdeada envelhecida e base em granito.
Valdeci salientou a importância da homenagem. “É um reconhecimento do trabalho realizado com desprendimento, carinho e dedicação. Quem conhece sabe, o esforço da Irmã Lourdes e de toda a sua equipe para a busca da igualdade social e de um novo modelo de economia, que privilegie, cada vez mais, os pequenos produtores e produtoras”, disse.”
Merece mesmo. Com louvor. Como dizia um antigo comercial de banco, a Irmã Lourdes é “gente que faz. Seus projetos, realizações e capacidade de agregar falam por ela.