Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2014. Dobradinha Dilma/Temer azeita as relações. PT admite apoiar o PMDB em nove Estados

O cerne das dificuldades na relação do PMDB com o Planalto, sobretudo na Câmara dos Deputados, é a questão dos cargos e no Ministério. As tensões na relação podem se refletir também na eleição presidencial, em que PT, com Dilma Rousseff, e PMDB, com Michel Temer, são parceiros.

Pelo menos no que toca a esse quesito, os petistas tomaram decisões ao longo desta última semana. Inclusive admitindo a possibilidade de apoiar o peemedebismo em várias unidades da Federação. É do que trata, especificamente, material publicado originalmente na versão online d’O Estado de São Paulo, na sexta-feira. A reportagem é de Nathalia Passarinho. Acompanhe:

PT avalia lançar candidatos próprios em 12 estados e apoiar PMDB em 9

Em reunião do Diretório Nacional do PT nesta quinta-feira (20), em Brasília, a cúpula do partido debateu o cenário de alianças regionais nas eleições de outubro e avaliou a possibilidade de lançar candidaturas próprias a governador em 12 estados, informaram lideranças petistas após o debate. Neste cenário, o PT apoiaria o PMDB em outros 9 estados.

A demora da cúpula petista em debater eventuais parcerias nas disputas para governador é uma das causas da crise com o PMDB. Insatisfeito ainda com a pouca participação na tomada de decisões do governo federal e com o “desprestígio” no lançamento de programas e eventos do Palácio do Planalto, a bancada do PMDB na Câmara quer “rediscutir” a aliança com o PT.

Na reunião desta quinta, o deputado José Guimarães (CE) defendeu que o partido apresente de forma “clara” suas candidaturas nos estados para reduzir a tensão com o PMDB. “O PT tem que apresentar claramente os candidatos que vai lançar em tais e tais estados e dizer que vai apoiar o PMDB em tais e tais. E tem que deixar claro que vai fazer muito para manter a aliança”, afirmou.

De acordo com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o PT pretende ter candidato próprio a governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Distrito Federal, Alagoas, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Roraima…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo