AssembleiaPolíticaTrabalho

ENFERMAGEM. Frente gaúcha vai pressionar Brasília

Frente Parlamentar se reuniu, com a presença de vários profissionais de enfermagem
Frente Parlamentar se reuniu, com a presença de vários profissionais de enfermagem

Reunião na última sexta, da Frente Parlamentar Gaúcha em defesa das 30 horas semanais de trabalho para os enfermeiros, definiu os passos a ser dados neste ano. O principal deles, parece ao editor, é a pressão a ser exercida sobre o Congresso Nacional – onde tramita projeto que concede esse direito aos profissionais do setor.

Mais informações sobre o encontro de anteontem, e o que nele se decidiu, você tem no material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que coordena a Frente, no parlamento do RS. O texto é de Tiago Machado, com foto de Gabriela Freitas. A seguir:

Frente 30 Horas define ações para 2014

No Dia Nacional de Lutas pela jornada de trabalho de 30 horas semanais, a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem reuniu, na tarde desta sexta (14), mais de 100 profissionais da enfermagem de várias regiões do Estado em reunião realizada na Assembleia Legislativa. A Região Central esteve representada por um grupo de servidores do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

O encontro marcou a retomada das atividades do grupo em 2014 e serviu para planejar as principais ações do ano. O coordenador da Frente, o deputado Valdeci Oliveira (PT) confirmou que, nos próximos dias, vai agendar a participação do novo coordenador da bancada federal gaúcha, deputado Ronaldo Zulke (PT), na próxima reunião com os trabalhadores, marcada para o dia 9 de abril. O objetivo é tratar da situação do projeto de lei 2295 de 2000, que estabelece as 30 horas semanais para a enfermagem no país e que tramita no Congresso Nacional há 13 anos sem ser votado. “Temos que ampliar o contato e a pressão democrática sobre os deputados federais. Está com eles uma decisão que vai beneficiar toda a sociedade e não apenas os trabalhadores ”, ressaltou o deputado.

Depois da série de pronunciamentos dos profissionais e dos dirigentes sindicais, foram definidos uma série de encaminhamentos. O deputado Valdeci vai enviar ofício a presidência da Assembleia Legislativa para solicitar a aplicação da jornada de 30 horas semanais no setor de saúde do Parlamento, um pedido dos enfermeiros e técnicos que atuam no local. “É um símbolo importante para a luta”, disse Valdeci.

Outra ação apontada foi a solicitação de um agenda em Brasília com o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para tratar da pauta das 30 Horas. Logo após a reunião desta sexta, os profissionais da enfermagem realizaram um ato público em frente a Praça da Matriz com a participação de representantes do Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Sindisaúde, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FEESSERS) e outras entidades que representam os trabalhadores da saúde e que integram a Frente desde 2012.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo