CongressoPolítica

MACONHA. Deputado "verde" carioca repete Gabeira e levanta a bandeira da legalização. Mas vai demorar

É bastante provável que o exemplo uruguaio e sua legislação que liberou a produção e o consumo da maconha, se não serviu de exemplo e inspiração, ao menos animou os parlamentares brasileiros que têm posição igual ou semelhante. E incentivou, por exemplo, o deputado Eurico Júnior, do PV carioca, a repetir o que seu colega de partido, Fernando Gabeira, já havia tentado há duas décadas.

Eurico Júnior: "se não só traficantes venderem, a esperança é que não comercializem mais”
Eurico Júnior: “se não só traficantes venderem, a esperança é que não comercializem mais”

O fato é que a proposta já começa a tramitar e, não há dúvida, pela forma como a questão das drogas em geral e da maconha em particular é tratada no País, vem aí uma discussão de bom tamanho. Quem está tratando disso, por exemplo, é o sítio especializado Congresso em Foco. Vale conferir a reportagem de Carol Oliveira, com foto de Maryanna Oliveira, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

 “Deputado vê Congresso pronto para legalizar maconha

Duas décadas depois, um deputado do PV do Rio de Janeiro volta a propor a descriminalização do plantio, da comercialização e da distribuição da maconha. Autor de um projeto de lei que legaliza a droga, reerguendo uma bandeira histórica do ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), o deputado Eurico Júnior (PV-RJ) acredita que o Congresso mudou nos últimos 20 anos e está preparado para debater e aprovar esse tipo de proposta. Para isso, Eurico Júnior aposta na influência de um instrumento novo, que não existia quando Gabeira puxou para si a polêmica: o poder de pressão das redes sociais sobre os parlamentares.

“A partir dos movimentos sociais, das manifestações de junho, das redes sociais, esse assunto ficou muito mais forte. Esses movimentos ficaram fortes e estão reivindicando que o Brasil seja passado a limpo. Será difícil uma pessoa dar pra trás porque o movimento das redes sociais vai fazer com que ela tenha que tomar uma posição”, diz o deputado em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.

Segundo Eurico Júnior, a Câmara deve criar, já na próxima semana, uma comissão especial para discutir o assunto. Sua proposta, apresentada em 25 de fevereiro, não será a única a ser examinada. Na última quarta-feira (19), o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) também apresentou um projeto para legalizar a maconha. Apesar de reconhecer que ainda não leu o texto de Jean, Eurico avalia que o aparecimento de novas propostas sobre o assunto só fortalece a discussão e obriga o Congresso a tomar uma posição.  O principal desafio, reconhece, é convencer a sociedade que a descriminalização, ao contrário do que se possa supor, vai inibir o consumo da droga…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo