MEMÓRIA. Há sete anos, morria D. Ivo Lorscheiter

MEMÓRIA. Há sete anos, morria D. Ivo Lorscheiter - dom-ivo

Dom Ivo: vida marcada por luta contra a injustiça e pelo livre exercídio da cidadania

O bispo emérito de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, morreu no final da manhã de 5 de março de 2007, depois de vários dias internado no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. Sua vida foi marcada por uma série de ações de cidadania, inclusive servindo de inspiração, por exemplo, para a Economia Solidária.

A seguir, você tem um material originalmente produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que conviveu com o prelado, e, mais abaixo, acessa outras informações sobre a vida de Dom Ivo, em material enviado pela coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill. O texto é de Tiago Machado. Acompanhe:

Valdeci destaca legado de Dom Ivo

A passagem dos sete anos da morte do bispo emérito de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, foi lembrada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) nesta quarta (5). Conforme Valdeci, “foi uma honra ter trabalhado ao lado do religioso em diversos projetos de enfrentamento à exclusão social em Santa Maria e na Região Centro”.

O parlamentar também destacou o papel desempenhado por Dom Ivo na redemocratização do Brasil. “Dom Ivo era um lutador nato pela democracia, pela dignidade e pela geração de trabalho e renda. Onde havia injustiça, lá estava o Dom Ivo. Ele salvou muitas pessoas da morte e da tortura no período da ditadura”, recordou.

Conforme Valdeci, é importante destacar a continuidade do legado de Dom Ivo . “Se hoje Santa Maria é uma referência internacional em economia solidária, foi porque Dom Ivo plantou essa semente lá atrás com a criação do Projeto Esperança/Cooesperança. Felizmente, essa iniciativa seguiu adiante através do trabalho abnegado da Irmã Lourdes Dill e dos militantes do cooperativismo”, sublinhou.”

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE DOM IVO, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *