O triunfo do rádio – por Márcio Grings
Quem me conhece sabe – sou um apaixonado pelo rádio. E mais, além dessa declarada relação afetiva, há cerca de 20 anos não apenas orbito pelos estúdios, como consequentemente fiz desse veículo a minha profissão. Dá pra lembrar aquele dito popular: “ganho pouco, mas me divirto”. E como.
Dia desses um amigo no Facebook comentou o seguinte sobre a sobrevida desse meio de comunicação: “(…) e um dia, um desses “visionários” sentenciou a morte do rádio”. Não vai morrer mesmo! E digo mais, o rádio é uma espécie de super-herói mutante. Digo isso por que o modelo de rádio que um dia conhecemos, e que podemos simbolizar no rádio de pilha do vovô, pois bem, esse rádio, aí sim podemos dizer que está com os dias contados.
Uma pesquisa divulgada recentemente por um instituto de pesquisas gringo revela a força do meio digital no mercado norte-americano. Segundo o estudo, realizado pelo Borrell Associates, tais emissoras da web tiveram um crescimento de receita digital de 15% em 2013 e deve aumentar mais 22% neste ano.
Confira a notícia completa no Blog do Grings http://zip.net/bnmLQr
O mesmo estudo também aponta que pequenos anunciantes têm ganhado destaque nos planos de vendas de rádios digitais. No ano passado foram vendidos milhões de dólares em mídia para propaganda e, neste ano, é esperado um crescimento ainda maior. E não tem mistério. Inclusive aqui no Brasil.
O lance é que esse crescimento se basearia na oferta de serviços aos clientes menores, como desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento de e-mails e redes sociais. Um terço das rádios pesquisadas aumentaram recentemente seus investimentos nessas áreas. O desafio é treinar equipes comerciais e profissionalizar as rádios webs.
Outro detalhe interessante é que o público gosta de interagir com as emissoras: estações de rádio geram mais “curtidas” e comentários no Facebook do que páginas de TV, jornais ou canais pagos, por exemplo. Uso essas linhas para anunciar que a partir desse sábado, 15 de março, inicio o projeto de uma nova rádio musical aqui na cidade. Já estava morrendo de saudades. Trata-se da On The Rocks, uma web rádio que só tocará um tipo de música: a boa!
Serão 17 programas contemplando 24h de programação (7h ao vivo de segunda a sexta). A grade musical passará pelo rock and roll, country, blues, jazz e rock nacional. Entre os parceiros confirmados no projeto, estão Paulo Inchauspe (Pop Rock), Cagê Lisboa (Ipanema FM), Rodrigo Corrêa (Beatles Day POA), Anderson Oliveira (Passagem de Som), Flávia Vidor (UCS FM), Ricardo Ritzel (Portal Bei), Márcia Marinho (TV Santa Maria), Batavo e Arno Britz (Norman Project), entre outros amigos e colaboradores.
Além disso, a rádio está ancorada a equipe de jornalismo da TV Santa Maria (Canal 19 da Net), e tem todo o suporte on line do Portal Bei, sendo que, inclusive, o Blog do Grings agora também está enraizado ao Bei. Bueno, depois de advogar em causa própria, concluo convidando os leitores desse sítio a prestigiarem o site da rádio a partir desse sábado www.ontherockswebradio.com
E lá você também poderá baixar os aplicativos para ouvir a On The Rocks no seu telefone (sistema Android e Apple). Assim, o ouvinte poderá levar a rádio para qualquer lugar (PC, note ou carro, via bluetooth). Por isso, agora você sacou o título dessa postagem na qual descaradamente vendo o meu peixe. Sim, a rádio musical nunca vai morrer, pois como bem diria Nietzsche: “Sem a música a vida seria um erro”. Não tenho dúvida disso. Quem viver verá.
Confira as chamadas dos programas aqui http://zip.net/bjmLMz
Fim dos jornais… morte do rádio… Ouço esses disparates a décadas! Aplaudo, daqui do Campeche!
Parabéns, Márcio. Grande abraço.