AssembleiaEleições 2014PolíticaSanta Maria

ASSEMBLEIA. Entrada de Fátima Schirmer embaralha o jogo eleitoral e põe muitos candidatos em polvorosa

Pozzobom e Valdeci, já deputados, largam com indiscutível vantagem (foto Gabriela Freitas)
Pozzobom e Valdeci, já deputados, largam com indiscutível vantagem (foto Gabriela Freitas)

É fato: a entrada de Fátima Schirmer no jogo eleitoral embaralha um bocado as previsões iniciais. E deixa muitos candidatos já postos em polvorosa – com a revisão, inclusive, de táticas de campanha. Ela deve dizer até o meio desta semana, se concorre ou não, mas neste momento ninguém mais tem dúvida: a PMDB vai rifar João Kaus e apostar na Primeira Dama, como o nome do partido para concorrer à Assembleia.

Essa circunstância inusitada torna-se, também, absolutamente imprevisível no seu resultado. É verdade, como disse um militante ao editor, no final de semana, que Fátima é “boa de campanha, entra em qualquer casa e gosta de fazer isso”. Nessa condição, foi a grande militante do marido, Cezar, especialmente nas duas disputas em que ele venceu, para a Prefeitura de Santa Maria. Portanto, bastante respeitada. O que não garante nada, mas é uma credencial que, de cara, a peemedebista traz para a disputa de 2014.

Fátima: surpresa que embaralha o jogo. Ninguém tem ideia do pontencial (foto Claudemir Pereira)
Fátima: surpresa que embaralha o jogo. Ninguém tem ideia do pontencial (foto Claudemir Pereira)

Ninguém discute, de outra parte, que o ex-prefeito Valdeci Oliveira, do PT, tem todas as condições de, no mínimo, repetir o desempenho de 2010 e largar praticamente eleito, de Santa Maria – independente do que seu partido apresentar, na votação total do Estado. Também parece evidente que, inclusive por conta da natural visibilidade ostentada como deputado, o tucano Jorge Pozzobom é outro privilegiado pela circunstância de já ser parlamentar e por ter feito campanha para prefeito, há dois anos – o que lhe imputa bom nível de recordação no imaginário do eleitor.

A partir daí, é uma incognita. Helen Cabral, do PT, também concorreu a prefeito e tem o apoio do grupo de Paulo Pimenta, candidato a deputado federal, com a maior militância do petismo santa-mariense, o que pode fazer a diferença. Ao pedetista Marcelo Bisogno, do alto dos seus 8 mil votos para a vereança, há dois andos, é igualmente permitido supor que condições de aspirar a alguma coisa.

No quadro assim posto, impõe-se dizer que Sérgio Cechin (PP), se de fato concorrer, Werner Rempel (PPL) e Manoel Badke (DEM) são azarões, não obstante suas condições pessoais e políticas inegáveis. De inhapa, ambos, mais Pozzobom e Bisogno sobretudo, são os que mais têm a perder com a entrada de Fátima Schirmer na disputa. É o que se diz. Mas não se sabe se é o que se verá.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Chega a ser cansativo lembrar isso, mas é coisa corriqueira na politicagem brasileira lançar candidaturas de esposas, filhos e netos quando a situação fica desfavorável para um determinado político. Isso é herança do coronelismo e vergonhosamente continua a acontecer. Não se surpreenda se a primeira dama se eleger e garantir a renda familiar às expensas do tesouro público, como há décadas. Isso liberaria o excelentíssimo intendente municipal para aceitar um cargo por indicação no governo do estado de Ana Amélia Lemos e abandonar Santa Maria nas mãos do "inoxidável" Dr. Farret nos próximos dois anos. Sou uma boa futuróloga, Alex?

  2. Não essa turma do palacete pode aproveitar bem pois politicamente por enquanto estão morto, mais adiante pode ser pois o povo tem muito pouca memoria, e gosta é só olhar para a camara e o senado, estão todos de volta.

  3. Qual será o comportamento do cidadão de Santa Maria após a tragédia da Boate Kiss, após o comportamento do governo Cezar Schirmer em abafar a CPI da Kiss, após a rotulação dada de aberração jurídica ao trabalho da Polícia Civil?

    Será que a população relevará isso e votará em Fátima Schirmer ou isso pesará contra ela?

    Confira em https://claudemirpereira.com.br/2013/03/a-reacao-schirmer-ataca-a-policia-e-diz-que-tese-do-inquerito-no-que-toca-a-ele-e-aberracao-juridica/#axzz30FRaGATt

    Qual sua opinião?

    Fátima Schirmer ganhará o voto do cidadão de Santa Maria? Sim ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo