PolíticaSanta MariaTragédia

A REAÇÃO. Schirmer ataca a polícia e diz que tese do inquérito, no que toca a ele, é “aberração jurídica”

Schirmer, entre dona Fátima e Farret: “desde o início, inquérito tomado por razões políticas”
Schirmer, entre dona Fátima e Farret: “desde o início, inquérito tomado por razões políticas”

Depois de afastar-se do seu gabinete por um período, após a apresentação do relatório, no campus da UFSM, e demonstrando “bastante abatimento”, como anotou repórter do grupo RBS que estava no local, o prefeito Cezar Schirmer retornou e não escondeu a irritação com o RESULTADO do inquérito policial que apurou causas e responsabilidades pela tragédia da boate Kiss.

Aplaudido por servidores municipais lotados no Palacete da SUCV, ladeado pela esposa, dona Fátima, e pelo vice, José Farret, o prefeito não poupou advjetivos, no pronunciamento feito agora, no final da tarde. Para saber o que disse Schirmer, acompanhe o material produzido pela redação do portal Bei. O texto e a foto são do jornalista Ricardo Ritzel. A seguir:

 “Schirmer: ‘estamos diante de um absurdo jurídico, de um processo politico. A tese da Polícia Civil é ridícula’

Durou exatos 15 minutos a entrevista coletiva agendada pelo prefeito Cezar Schirmer para falar sobre a conclusão e as responsabilidades apontadas pelo inquérito policial sobre as causas do incêndio na boate Kiss que vitimou 241 pessoas e feriu mais de 150, em sua maioria jovens universitários

Schirmer chegou ao auditório da prefeitura acompanhado de sua esposa, Fátima Schirmer, do vice-prefeito, José Haidar Farret, e da procuradora-geral do Município, Anny Desconzi e, tão logo se acomodou, começou a falar visivelmente abatido. Ele leu uma nota oficial sobre as responsabilidades impostas a ele, seus secretários e a funcionários da prefeitura.

“No decorrer deste inquérito policial, prestei todas as informações pedidas e esperei calado a sua conclusão. Hoje fui tomado de surpresa com meu nome e de meus assessores como responsável por esta tragédia. Na verdade, desde o início este inquérito foi tomado por razões políticas.  E, ainda,o delegado responsável por este caso imputa a mim por nomear assessores e não tem a mesma medida com integrantes do governo estadual Como pode um órgão estadual investigar outro órgão estadual? ” questionou Schirmer.

O prefeito também confirmou que, logo após a divulgação dos indiciados no inquérito, conversou com os secretários Miguel PassiniLuiz Alberto Carvalho Júnior e eles colocaram seus cargos à disposição: “Eu aceitei. É o ético e o correto em um caso desses. mas eles continuam a ter o meu respeito e admiração. São homens corretos até que alguém prove ao contrário”, ressaltou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. O Prefeito Schirmer se acha onipotente ou pensa que é Deus mas a máscara de bom moço caiu.Tenha humildade e diguinidade e aceite os fatos.Tenha respeito pela dor dos familiares das vitimas e não fique olhando o seu próprio umbigo.

  2. Ouvi perplexa a entrevista…e mais perplexa fiquei ao ver que logo o prefeito encerrou a coletiva sem responder quase nada!Que desrespeito…e ainda respondeu cinco perguntas pré selecionadas?Vergonhosa a conduta do sr.prefeito!Que SM volte a SORRIR.

  3. Acho que o prefeito deveria pensar um pouco mais antes de tentar desqualificar os delegados, todos eles são advogados de formação e, JOVENS. Não colocariam seus futuros em risco por um problema que não foram eles que causaram. Fizeram sim um trabalho sério e de muitas horas de trabalho. O resultado não surpreendeu a quem, sem paixões, pensaram no que viram ou leram.
    Concordo com opiniões acima: se secretários pediram pra sair e o prefeito achou ético, quem sabe ele repensa e pede pra sair. O problema é passar pra quem o mando da cidade. Ao Farret que admitiu ter dado atestado sem consultar a pessoa? Para o presidente da Câmara que tb foi secretario da mobilidade urbana?
    Bem ai o embrólio é grande.
    Dos questionamentos do prefeito só acho que ele tem razão em um ponto: se ele, prefeito, vai ser apontado pq colocou secretários sem competência, o governador tb deveria, afinal foi ele quem indicou o comando dos bombeiros.

  4. Infelizmente o inquérito não deve terminar como aberração jurídica prefeito, se até alguns meses atrás o prefeito teve que pedir para os partidos fazerem um levantamento de quem eram os CCs que trabalham na prefeitura, pois ele não sabia, ele estava totalmente perdido nesta questão! Depois de acontecer as tragédias não adianta espernear! Tinha que ter mais controle antes! Chorar agora não vai adiantes, tem que assumir seus erros para sair com o mínimo de dignidade desta questão! Eu lhe entreguei pessoalmente um pedido quando assumiu na primeira vez para que não abrigasse no seu governo o vereador e o secretário que foram indiciados junto com o senhor, o senhor foi avisado, quem avisa amigo é! O senhor não deu ouvidos, nem a mim nem a ala do PDT que sempre combateu a forma interesseira destas pessoas fazerem trampolinagens para se promoverem. Me diga com quem andas que te direi quem és. Este é o principal pecado do prefeito!

  5. Não vai perder,” O fórum privilegiado'”
    Do momento..
    A partir do inquérito.
    O Jogo ,politico..tambem ..altera-se.
    e aos Delegados..todas considerações
    Atitude e execução.
    Respostas à sociedade..
    Com, trabalho,..muito trabalho
    Imaginem, a tensão que foram submetidos
    Estes..Cidadões

  6. “Será que a responsabilidade da prefeitura é a mesma dos músicos que colocaram fogo no local ou dos sócios da boate?” Alguém pode desenhar p/ o sr prefeito?

  7. Senhor prefeito faça o mesmo que seus secretários: Coloque o seu cargo a disposição.Não seria”ético e correto”,num caso deste.Talvez seus eleitores continuassem a ter respeito e admiração pela sua pessoa.

  8. Creio, que o vice, tem outro projeto politico.
    Definiu junto com seus eleitores,os dois ultimos pleitos.
    Eu ousaria dizer, que cansou da carregar o prefeito.
    Agora, acontece, tudo isto e mais aquilo

  9. Resumo da coletiva (monólogo) do Prefeito Cezar Augusto Schirmer e do inquérito policial.
    “O Rei está nú”.

  10. Declaração do prefeito é inaceitável, tem que ser homem de verdade, menosprezar a atitude de nossa Polícia nas investigações é tiro no pé. Respeitar pelo menos os familiares dos jovens mortos.

  11. Mais uma vez não agiu como um líder. Agiu com personalismo, pensando exclusivamente em sua situação de responsabilizado e não em Santa Maria. Questionar critérios técnicos do processo seria aceitável, agora, desqualificar um quadro de delegados experientes da Policia Civil do RS e todo o trabalho de investigação é intolerável.

  12. Acho que poderia deixar o Farret voltar a administrar SM!Schirmer poderia tirar férias permanentes…aberração é terem morrido 241 pessoas!

  13. Por que ELE não coloca a disposição o seu cargo?
    Deixaria para o Farret, que foi secretário de Saúde que teve alvará vencido e não cobrado… este colocando seu cargo a disposição ficaria para presidente da Câmara… investigado…

    beiii ta difìcil a coisa…

  14. Schirmer acaba de desmoralizar a CPI na Câmara de Vereadores. Disse ele: “Como pode um órgão estadual investigar outro órgão estadual?”
    Usando a mesma lógica do prefeito, então como pode na Câmara de Vereadores o governo investigar próprio o governo?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo