* O prefeito Cezar Schirmer não tem dúvida: o senador Pedro Simon vai disputar um novo mandato, pelo PMDB. Foi o que disse ao editor, na sexta-feira.
* A depender das pesquisas, especialmente da divulgada neste final de semana, o veterano militante é mesmo o único possível adversário do líder (“cavalo do comissário”?) das enquetes, Lasier Martins, do PDT.
* Conforme o Ibope, Lasier teria, contra Simon, 38% dos votos, diante dos 18% do peemedebista. Qualquer outro, do PMDB ou não, teria desempenho pior.
* Aliás, embora se admita a polarização entre Ana Amélia Lemos, do PP, 38%, e Tarso Genro, do PT, 31%, na disputa para o Piratini, parece pouco crível que José Ivo Sartori, do PMDB, tenha apenas 5% das intenções de voto, como DISSE o Ibope.
* Sartori, aliás, tem um punhado de reuniões de mobilização de sua militância, já nesta segunda-feira. São três encontros, na verdade.
* O primeiro, às 10 da manhã, será com os “potenciais candidados a deputado estadual e federal”, como diz sua assessoria. Perguntinha: Tubias Calil estará no encontro?
* As outras duas reuniões ocorrem à tarde. Às 2, o peemedebista papeia com representantes do PMDB Mulher, e às 4 conversa com os militantes da Juventude.
* O que não faltou, ao petismo da comuna, nesse final de semana, foi agito. Talvez porque, pela primeira vez em muito (e ao mesmo) tempo, todas as suas estrelas estavam na cidade.
* Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira, Fabiano Pereira e Helen Cabral, o quarteto de candidatos em outubro, juntos ou em parte, em alguns eventos, movimentaram a militância do PT.
* Alguns relatos, feitos pelas assessorias, chegaram ao editor. Parte deles, pelo menos, está nas fotolegendas que você confere acima e abaixo. Mas tem mais.
* No anúncio da pré-candidatura de Helen Cabral à Assembleia, noticia-se a presença de “cerca de 300 militantes” da corrente PT Amplo, que tem em Paulo Pimenta seu coordenador.
* Pimenta, aliás, enfatizou a “parceria de muitos anos. A Helen representa o novo na nossa corrente e vamos lutar para conquistar mais este mandato”.
* Já o deputado estadual Valdeci Oliveira, além de ter participado do festerê dos 22 anos do Feirão Colonial, no Terminal D. Ivo, também teve encontro de natureza mais política.
* “Promovemos reuniões de organização para planejar o ano de 2014, onde o PT terá muitos desafios aqui no Estado e no Brasil”, destacou Valdeci – que participou de reuniões em que estiveram Paulo Pimenta e Fabiano Pereira. Separados, logicamente.
* Houve reuniões, também, envolvendo o ex-secretário Fabiano Pereira, que com Valdeci, foi a algumas regiões da cidade, para encontros com lideranças comunitárias.
* Vem aí o VI Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped), entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no Centro de Educação (CE) da UFSM. O tema central é “A Pesquisa como Prática Pedagógica na Formação Inicial do Pedagogo.”
* O evento promovido pelo CE contará com conferências, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas e um punhado de atividades artístico-culturais.
* Haverá a participação de graduandos, graduados e profissionais de universidades do Brasil, Portugal, Moçambique, México, Honduras e Costa Rica, além de países vizinhos. A previsão é de 1,5 mil participantes.
* As inscrições estarão abertas de 8 de abril a 23 de junho. Quem quiser mais informações e também fazer a sua inscrição, pode obtê-las aqui: http://www.fipedbrasil.com.br/.
* A comunidade Guarani Guaviraty realiza o I Encontro Tradicional de Fortalecimento da Cultura Guarani, que acontecerá na comunidade (Av. César Saccol, s/n – Distrito Industrial Fundae, Santa Maria) de 18 a 20 de abril.
* O evento propõe-se, por exemplo, como encontro cultural entre as comunidades, com a trocas de práticas culturais via apresentações – cantos, danças, artesanatos tradicionais…
* Também há a ideia de diálogos entre as diferentes gerações, visando a troca de informações e experiências. Maiores informações você tem através do telefone 51 9523-5092 ou pelo email [email protected].
* Em abril, nos seus tradicionais ciclos, o Cineclube Lanterninha Aurélio homenageia o cineasta e documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, assassinado em fevereiro.
* Coutinho é considerado um dos maiores documentaristas contemporâneos. Suas obras são caracterizadas pela sensibilidade e pela compaixão ao outro, mas sem apelar para um lado sentimentalista.
* A filmografia de Coutinho contém mais de 24 produções, entre documentários e ficções. Ele foi homenageado no Oscar de 2014, como uma das as perdas do ano.
* A obra “Peões” – que ganhou o Candango de Ouro de Melhor Filme no Festival de Brasília, em 2004, dá início ao Ciclo nesta segunda, a partir das 6 da tarde, no auditório da CESMA (Professor Braga 55). A entrada é gratuita.
Houve uma época em que gaúchos e gaúchas eram mais politizados. Agora até repórter da previsão do tempo já consegue se eleger.
Aqui quero fazer algumas endagações sobre o povo que não consigo entender vejo Laseir Martins, liderando pesquisa vejo Ana Amélia tambem, aqui vai a pergunta o que eles jã fizeram de bom para o RS, que eu saiba nada eram comentarista de RBS, ser honesto e obrigação.
Não entendo, umas vez que o nobre jornalista falou diretamente com o prefeito, o porque não perguntou se Tubias vai concorrer ou não na próxima eleição? Te garanto que o prefeito sabe!