AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEleições 2014EstadoHistóriaMemóriaPartidosPolíticaPrefeituraRegiãoSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Velório de Mauro, Cechin e Bisogno, Schirmer na capital, Valdeci, Orçamento…

Mauro Xavier também era empresário da noite, muito conhecido na cidade (foto Feicebuqui)
Mauro Xavier também era empresário da noite, muito conhecido na cidade (foto Feicebuqui)

* Acontece neste momento, na capela 2, contígua ao Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, o velório do empresário e desportista Mauro Xavier.

* Ele morreu na manhã passada, no Hospital Universitário, e seu sepultamento acontece às 9 e meia, no cemitério São Caetano, no distrito de Boca do Monte. Mauro, que também era conhecido como Maurão ou Mauro Cavalo deixa os pais, dois irmãos e a filha, Luiza.

* Xavier, como você leu em nota PUBLICADA  logo após o meio dia desta segunda, era bastante conhecido, por conta da atuação no esporte, particularmente no futebol de salão

* Duas reuniões importantes aconteceram na noite desta segunda, tendo como tema candidaturas a deputado por Santa Maria.

* Numa, de militantes do PP, Sérgio Cechin, virtual candidato à Assembleia, deu conta que uma decisão definitive deve ocorrer na quarta-feira.

* Noutra, do diretório do PDT, confirmou-se o anúncio já feito na semana passada. Isto é, Marcelo Bisogno será candidato ao Legislativo gaúcho, e não mais à Câmara dos Deputados.

Solenidade militar, um dos compromissos de Cezar Schirmer em Porto Alegre (foto Divulgação)
Solenidade militar, um dos compromissos de Cezar Schirmer em Porto Alegre (foto Divulgação)

* Cezar Schirmer esteve nesta segunda-feira na capital. Foram dois compromissos, basicamente, deduz-se de nota da assessoria de imprensa da Prefeitura.

* O prefeito assistiu à assunção do novo Comandante Militar do Sul, General Antônio Hamilton Martins – que deixou a vice-chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército para ocupar o lugar de Carlos Bolivar Goellner.

* O outro compromisso do comandante do Palacete da SUCV foi a realização de duas visitas a grandes empresas. Uma a Hyundai Elevadores, outra a Elbit Systems.

* São seis as  MATÉRIAS aptas a ser votadas nesta semana, pela Assembleia Legislativa. Nenhuma delas tranca a pauta. Uma é do deputado Jorge Pozzobom, que propõem ampliar o atendimento médico-hospitalar no Departamento de Saúde da Brigada Militar.

* A proposta tramita há dois anos e meio e permitira, por exemplo, a ampliação do atendimento para além dos quadros da Brigada, no hospital BM em Santa Maria.

* A decisão sobre quantos e quais propostas irão ao plenário, para apreciação dos deputados, sai no final da manhã desta terça, após reunião dos líderes partidários com a direção a Assembleia Legislativa.

* Na Câmara de Santa Maria, o principal destaque da sessão é a votação, pelos edis, do parecer da Comissão de Finanças à prestação de contas de 2007 do ex-prefeito Valdeci Oliveira.

* O documento é pela aprovação, e esta é também a tendência da maioria dos edis. Assim, o que chama a atenção, no Boletim Legislativo 19/2014, que traz a Ordem do dia, são duas propostas apresentadas por vereadores.

* Começa a tramitar a proposta do petebista Ovídio Mayer, que “dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos sonoros e musicais no transporte coletivo de Santa Maria”.

* Também inicia a discussão, nas comissões temáticas, o projeto do petista Luciano Guerra, que propõe a criação do Conselho Municipal da Juventude.

* Ainda na Câmara, está confirma a realização na próxima segunda-feira, de audiência pública para discutir a situação do Plano de Saúde dos servidores públicos municipais.

* A atividade, que acontece no plenário do parlamento, é promovida pela Comissão Especial que trata do assunto, integrada pelos vereadores Daniel Diniz, Admar Pozzobom e Manoel Badke.

* O deputado Valdeci Oliveira participou da atividade de recepção aos profissionais do Programa Mais Médicos do governo federal que vão atuar no Vale do Jaguari.

* O evento (um jantar) aconteceu na Vila Betânia, em Santiago. Mais de 150 pessoas prestigiaram a atividade, entre elas o presidente da Associação Cultural José Martí no RS, Ricardo Haesbaert, e a vereadora santiaguense Iara Castiel.

* 10 médicos foram alocados para a Região na 4ª etapa do programa: três para São Francisco, dois para Santiago e Cacequi e um para Itacurubi, Capão do Cipó e Nova Esperança.

* “Foi uma atividade de integração e de agradecimento a esses profissionais que vêm de fora e se somam aos profissionais brasileiros para dar a população brasileira mais saúde e qualidade de vida”, assinalou Valdeci.

* Santa Maria, informa nota divulgada pela assessoria do parlamentar, também foi contemplada com três profissionais nessa fase do “Mais Médicos”.

* Uma amiga do editor deu conta, no Feicequi, da necessidade de encontrar um contador, para fazer a declaração do Imposto de Renda. O anterior não fazia mais o serviço.

* Ela não está sozinha. Afinal, cerca de 30% dos 27 milhões de formulários esperados pela Receita Federal até o final do prazo, quarta-feira, ainda não foram entregues.

* De acordo com a RF, até às 5 horas da tarde desta segunda, 19,1 milhões de pessoas físicas enviaram o documento. Quem perder o prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

* A discussão participativa do Orçamento do Rio Grande do Sul para 2015, está chegando ao final na fase de debates municipais.

* Depois das discussões nas 28 Regiões, os municípios estão definindo os  projetos prioritários, a partir das áreas estratégicas escolhidas em cada uma delas.

* Os 19 Municípios  da Região Central estão sediando os debates com grande participação dos cidadãos, em assembleias que se realizam até o dia 7.

* O cronograma divulgado aponta dois encontros para esta terça. Um em Silveira Martins, às 9 da manhã (no Salão Paroquial), outro às 6 e meia da tarde em Tupanciretã (na Casa de Cultura). Na quarta, às 9 da manhã, a assembleia é no Pavilhão Católico em Quevedos.

* Ivorá se reúne no Salão Paroquial às 8 e meia da manhã de terça-feira, dia 6. A reunião pública de Santa Maria, dia 7, inicia às 6 e meia da tarde, no Clube Comercial.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ovidio Mayer …trabalhe mais em prol de Santa Maria…esqueça a música nos ônibus…ela nos faz muito bem….mas como o senhor não anda de ônibus…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo