EconomiaHistóriaMundo

UMA VISÃO. Carlos Costabeber e as dificuldades da Turquia, um país com imensa história e que, porém…

“…Se o Brasil tem problemas incontáveis, na Turquia eles se multiplicam. Afinal, enquanto somos um país jovem, aquela região do mundo tem uma história milenar de conflitos de toda ordem.

A seguir, uma síntese do que pude observar nessa semana que lá passei:

1) Mustafa Kemal ATATURK (quer dizer, “o Pai dos Turcos”) é o maior lider da história turca, e responsável pela criação da república em 1923. Ele foi um visionário, pois ocidentalizou e modernizou o país, acabou com a religião oficial (islamismo), trocou o alfabeto arábico pelo romano e determinou que todos tivessem um sobrenome. 

Pois o atual Primeiro Ministro, Recep Tayyip ERDOGAN está indo em oposição ao legado de Ataturk. É crescente o descontentamento nas grandes cidades com o seu estilo autoritário, da mão de ferro sobre a imprensa, das restrições ao consumo de álcool, do gosto pela construção de grandes obras (e mesquitas), das prisões de dissidentes políticos e, agora, da violência contra as manifestações. As pessoas temem que…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Turquia. História rica, futuro nem tanto”, de Carlos Costabeber – graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo