A entrega do prêmio concedido pela Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Editora Elsevier, que publica diversas revistas científicas com destaque mundial, aconteceu há alguns dias, no Rio de Janeiro.
Foram premiados 10 pesquisadores, entre eles a professora Tatiana Emanuelli, do Centro de Ciências Ruais da UFSM. Saiba mais sobre ela e o prêmio e no que ela trabalha em suas pesquisas, no material originalmente produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. O texto e a foto não são creditados pela CCS/UFSM. A seguir:
“Entre as 10 do Brasil
No último dia 15, nas dependências do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, dez pesquisadoras de instituições brasileiras que se destacaram no âmbito da pesquisa científica no Brasil e no mundo,receberam o Prêmio Capes-Elsevier 2014. Dentre elas, a bioquímica Tatiana Emanuelli, docente do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, pertencente ao Centro de Ciências Rurais da UFSM.
O prêmio é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Editora Elsevier, responsável pela publicação de diversas revistas cientificas de destaque internacional. Para a seleção das vencedoras utilizou-secomo critérios o número de artigos indexados na base Scopus e de citações em outros trabalhos científicos, demonstrando a relevância da pesquisa para a comunidade cientifica.
Tatiana Emanuelli desenvolve pesquisas na área de toxicologia e bioquímica. Também ministra a disciplina de Toxicologia de Alimentos, para graduandos do curso de Farmácia, e atua nos Programas de Pós-graduação em Farmacologia e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tatiana recebeu outros prêmios por trabalhos apresentados em eventos científicos, mas como pesquisadora este foi o primeiro.
Este ano o prêmio era dedicado exclusivamente a mulheres pesquisadoras, como também aconteceu em 2010. Naquele ano, a professora Cristina Wayne Nogueira, do Departamento de Química da UFSM foi uma das premiadas. Durante a premiação deste ano destacou-se que, segundo dados levantados, na produção científica brasileira a mulher está tão inserida quanto o homem. No entanto, a grande disparidade de gênero se dá no domínio masculino nas funções de gestão e administração na área científica…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.