EconomiaNegóciosSanta Maria

ESPECIAL (8). Na série “Santa Maria MAIS”, os tais Arranjos Produtivos Locais. Mas, afinal, o que são?

Na oitava reportagem, de um total de 12 da série Santa Maria MAIS, você conhecerá aquela que talvez seja a grande novidade recente da economia da cidade. É verdade que já houve, ao longo do tempo, outras iniciativas associativas. Mas nenhuma, muito provavelmente, com o aporte de recursos humanos, técnicos e financeiros ostentados pelos ditos Arranjos Produtivos Locais, os APLs.

Dois setores específicos são os contemplados. No caso, a Tecnologia de Informação e o setor Metal-Mecânico. Creia, é desenvolvimento qualificado a caminho, como você poderá conferir na reportagem assinada por Marcos Fonseca e Joyce Noronha. Confira um trecho, a seguir:

sm mais chamadinha “…O nome dessa iniciativa é estranho, mas os objetivos são claros e diretos: atingir o crescimento e o desenvolvimento de pequenas empresas e da região onde atuam. De acordo como superintendente executivo da Adesm, Diogo De Gregori, APL é um conglomerado de empresas com interação entre si, com o poder público e com instituições de ensino. Em Santa Maria, são dois projetos de APLs que, segundo De Gregori, visam aumentar o faturamento dos empreendimentos e, por consequência, movimentar a economia da Região Centro.

Ele explica que uma vez por mês a governança de cada APL, composta pelos gestores entidades participantes, se reúnem para debater as políticas do Arranjo. O superintendente executivo aponta a geração de empregos e a capacitação das marcas de Santa Maria como os principais resultados dos APLs.

O gestor executivo do APL Centrosoftware, Santos Viana, compara o Arranjo Produtivo Local a uma cooperativa. Mas o foco dos APLs é um pouco diferente. Ele diz que o objetivo é congregar empresas de pequeno porte, que visam lucro e crescimento físico e econômico de Santa Maria. O diferencial está na reunião de negócios que têm dificuldade de competir com grandes marcas. “Não usamos a nomenclatura ‘cooperativa’, pois uma cooperativa tem visão mais comunitária, e os APLs pensam em expansão e rentabilidade”, aponta Viana…”

VALE CONFERIR A ÍNTEGRA: AQUI.

PARA ACESSAR TODAS AS REPORTAGENS JÁ PUBLICADAS, ACESSE AQUI

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo