ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Manuela e os votos que boiam

Luneta

Hospitalização de Daniel Diniz, em caráter de emergência, na terça-feira, deixou o mundo político local bastante preocupado.

Do ponto de vista político, os petistas, particularmente, acabaram suspendendo, pelo menos animicamente, qualquer atividade política maior nos últimos dias.

Pela primeira vez em muito tempo, o empresariado tem um representante, digamos, oficial, claramente identificado com a categoria, na Câmara de Vereadores.

Mas há gente exagerando: a questão do horário do comércio, que, ao longo dos anos, foi bandeira dos empresários, hoje depende muito mais de acordos coletivos do que de lei.

Pegou muita gente, pra não dizer todos, de surpresa, a decisão de Manuela D’Avila – que anunciou não ser mais candidata à reeleição para a Câmara dos Deputados,

A comunista do B, após oito anos de mandato, volta ao Rio Grande para concorrer à Assembleia Legislativa, com a perspectiva de levar junto mais dois ou três cadeiras.

Como é certo que quando há vencedor existem perdedores, a questão é: de quem Manuela e seu partido vão tirar votos? Dependerá, basicamente, da aliança que fizer.

Em compensação, ficam, diz-se, 300 mil votos boiando para deputado federal. E alguém (ou alguns) vai tomar conta deles.

Situação das finanças públicas de Santa Maria é, sim, preocupante. A receita da prefeitura caiu e não há perspectiva de solução no curto prazo. Talvez nem no médio.

Resumo da ópera: no Palacete da SUCV e adjacências do poder, a ordem é uma só. Qual? Apertar os cintos até onde for possível. Se for possível. Gastos? Só no essencial.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), curtir sua página no Facebook (www.facebook.com/siteclaudemirpereira) e ler o site www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Deputada comunista e filha de desembargadora já não tem os mesmos votos da última eleição federal. Aliança para prefeitura de POA foi prejudicial. Para ela e para o PP. Volta para recompor as bases, o resto é conversa mole. Volta para continuar fazendo o que fazia em BSB, qual seja, nada.

  2. Editor, assunto fora da pauta.
    Onde se tem acesso à 3ª Edição do livro “Cronologia Histórica de SANTA MARIA e do…………” de ROMEU BELTRÃO,qual você citou na edição impressa de A Razão
    Dicas, linques, publicaçoes..
    Atenciosamente.. (NOTA DO SÍTIO – o livro, que é utilizado todas as semanas, na seção “Isso é História”, na coluna Observatório, pode ser encontrado, creio, em todas as livrarias. Mas, numa, o editor tem certeza haver: a da Cesma. Com certeza, no campus da UFSM, na própria editora da UFSM, pode ser encontrado. Ah, a editora tem um portal, neste endereço: http://coral.ufsm.br/editora/)

  3. Manuela vai ser atacada, para abafar sua explosão… Podem estar certos que a figura do secretário ambiental preso vai assombrar a campanha dela.
    Partido dela faz parte dos governos estadual e municipal. Ligaram-se com outro preso, o Rosado, atiram para qualquer lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo