SAÚDE. Secretária diz que prefeitura já está em dia e aproveita para criticar atraso de repasses do Estado
Os recursos não foram perdidos, mas retidos. E está tudo resolvido, inclusive com a retirada de Santa Maria do Cadin (o Serasa dos órgãos públicos) e, consequentemente, a comuna está habilitada a receber recursos federais e estaduais. Sinteticamente, seria isso o que disse a secretária de Saúde do município, Vania Olivo, em entrevista coletiva concedida na tarde passada – para explicar o bloqueio das contas, algo já resolvido.
Mas, e isso chamou a atenção deste editor, aproveitou a ocasião – provavelmente sem outro objetivo que não apenas informar e, certamente, de uma forma preventiva – para dar conta do fato de ter havido atraso no repasse de recursos estaduais (não apenas para Santa Maria, mas igualmente para outras cidades) e que isso não ocorre com as verbas federais, que significam R$ 2,5 milhões mensais para a boca do monte.
Bueno, quer saber tudo o que disse a secretária? Acompanhe o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto e a foto são de Luiz Otávio Prates. A seguir:
“Em coletiva de imprensa, secretária de Saúde comunica liberação do Cadin e anuncia audiência pública para junho
Um dia. Este foi o tempo necessário para a prefeitura identificar e solucionar um problema pontual relativo às finanças do município: a inscrição no Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin). A Secretaria de Saúde diagnosticou a situação nesta terça-feira (20), e, nesta quarta (21), encaminhou a solução. De acordo com a titular da pasta, Vania Olivo, o problema ocorreu em virtude de o Executivo não ter apresentado os relatórios de gestão e financeiro da secretaria à comunidade em audiência pública.
E, para esclarecer a situação aos santa-marienses, a secretária concedeu entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta quarta. Vania anunciou que a prefeitura foi excluída do Cadin. “Quero enfatizar para a comunidade que nós não perdemos recurso. Não houve nenhum prejuízo na prefeitura até a presente data, com estes 30 dias de retenção de recurso. Não foi recurso perdido, foi recurso retido”, explicou. A titular da pasta esclareceu, ainda, que o valor bloqueado foi referente aos R$ 400 mil de repasse mensal, oriundo do Governo do Estado.
Durante a coletiva, ainda, a secretária comunicou que a audiência pública para a apresentação de prestação de contas acontecerá no dia 5 de junho, na Câmara de Vereadores. Vania salientou, na oportunidade, que os relatórios de gestão e financeiro estão concluídos e serão expostos no encontro. “É importante colocar que agora a gente tem a audiência pública para que se efetive essa pré-condição de liberar o Cadin, com o cuidado de que temos que sempre emitir os relatórios quadrimestralmente”, disse…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
@Maria-isso eu sei. Ocorre que essa idéia saiu da boca do alcaide, lá no começo da primeira parte do governo. Como uma verdade que resolveria os problemas da saúde. Simplista ele, não.? Prefeito categórico e professoral como sempre…
como vai informatizar todas as unidades de saúde se o sistema não conversa entre si.
Cadê os funcionários de informática dessa prefeitura?
Eles não podem resolver isso?
só queria saber como está aquele projeto que informatizava todos as unidades de saúde e que resolveria o caos…Deve estar parado, também….