Arquivo

Coluna Observatório. “O prefeito e uma ótima idéia de transparência. Mas há dificuldades”

Schirmer deu a dica já

na posse. Com todo o

respeito: e os outros?

 

 “Não se trata apenas de transparência. É também uma aposta mais ampla na informática para a eficiência da gestão pública”. Essa foi uma declaração do prefeito Cezar Schirmer, ao ser empossado em solenidade na Câmara, na tarde de quinta. As palavras vieram para justificar uma das primeiras ações do Executivo entrante: a montagem de um portal na internet com “informações relevantes da administração pública, constando todos os ofícios recebidos e expedidos, pagamentos efetuados, diárias pagas”, entre outros dados.

 

Longe está o colunista de duvidar da intenção do prefeito. Ao contrário, saúda essa intenção de tornar absolutamente límpida a administração pública. É o que a sociedade deseja, embora talvez não se lembre de exigir – o que seria o caso, inclusive, para toooodos os níveis, da comuna ao País, e poderes, do Executivo ao Judiciário.

 

Os instrumentos estão aí, disponíveis. Treinamento para o devido uso igualmente. Vontade política do comandante também é o caso, explicitado com (e em) solenidade pública. Então, por que diabos, o colunista tem dificuldade em acreditar na realização de tamanho desafio?

 

Simples: esse tipo de medida, não obstante a clara manifestação do prefeito, não dependerá só da vontade dele. Mas da totalidade dos que o cercam. E, desculpa prefeito, mas muitos dos que se pode ver na sua solenidade de posse e na transmissão do cargo, terão que ser enquadrados de uma forma tão firme que, provavelmente, serão espirrados do governo muito antes do que o Chefe do Executivo imagina.

 

A não ser, claro, que seja exatamente isso que Cezar Schirmer queira – inclusive para viabilizar a excelente idéia político-administrativa. Será?

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo