De fora. Entenda os efeitos da eleição municipal em todo o Brasil. E o que ainda vem por aí
Por razões mais ou menos óbvias, nossos corações e mentes estavam voltados, primeiro, para a comuna. E, secundariamente, para o que ocorreria na província. E, só então, a idéia era interligar o local com o regional e o nacional.
Nesse caminho, é natural que percamos algum detalhe importante do todo. Por essa razão, considero importante trazermos uma avaliação nacional do pleito de domingo passado. E a mais lúcida, inclusive porque trás informações, além da análise, é a que encontrei em alentada reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. Vale a pena conferir. A seguir:
Entenda a voz das urnas
Disputa nas principais cidades aponta grande número de prefeitos reeleitos, ascensão de PT e PSDB e prenuncia conflitos na base governista no 2º turno
Antes do segundo turno, que será disputado no próximo dia 26 em 29 municípios, é impossível tirar conclusões definitivas sobre os resultados das eleições municipais. Mas, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco (veja o resultado nas capitais e nos municípios com mais de 200 mil eleitores), a votação de ontem (domingo, 5) já emitiu sinais importantes. Alguns deles:
1) O governo enfrentará o governo em 15 dos 29 municípios em que haverá segundo turno.
Partidos da base governista estarão de lados opostos na maioria das cidades em que os eleitores serão chamados novamente às urnas. O confronto governo X governo ocorrerá, inclusive, em algumas das maiores metrópoles brasileiras, como Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Em sete cidades, o PT participará desse enfrentamento. Seus adversários mais freqüentes serão o PMDB e o PSB.
2) Prefeitos se reelegem em 36 dos 79 principais colégios eleitorais.
Dos 79 principais colégios eleitorais do país, formados pelas 26 capitais de estados e pelas cidades com mais de 200 mil eleitores, 50 definiram ontem seus novos prefeitos e não precisarão realizar segundo turno. Dessas 50 cidades, nada menos que 36 (72%) reelegeram os atuais prefeitos. Em boa parte dos 14 municípios restantes, os eleitos ontem são ex-prefeitos. Números que sinalizam uma mensagem duplamente eloqüente: a força eleitoral de quem detém a máquina e o peso da continuidade/experiência nas escolhas dos eleitores.
3) PT, o grande vitorioso do primeiro turno.
O PT venceu em 13 dos 79 principais colégios eleitorais. E ainda irá para o segundo round da batalha eleitoral em 15 cidades. O partido, que hoje possui 17 prefeitos nesses municípios, poderá (pelo menos em tese) conquistar até 28 prefeituras nos grandes centros urbanos. Ressalte-se, porém, que a sorte final do PT vai ser selada no…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Entenda a voz das urnas, de Edson Sardinha, Lúcio Lambanho e Sylvio Costa, no sítio especializado Congresso em Foco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.