Copa 2014EstadoSegurançaTurismo

COPA. Governo gaúcho, diz Valdeci, festeja as ações de segurança e a vinda, até agora de 300 mil turistas

Valdeci com Michels: mobilização de mais 5 mil servidores da segurança pública do Estado
Valdeci com Michels: mobilização de mais 5 mil servidores da segurança pública do Estado

Segundo informações da mídia, serão pelo menos 12 mil alemães e 3 mil argelinos, além dos gaúchos e turistas de outros estados e Países, em Porto Alegre a partir deste final de semana. Eles vêm para o jogo entre Alemanha e Argélia, pelas Oitavas de Final da Copa.

De todo modo, do ponto de vista do Palácio Piratini, já há comemoração, como se pode perceber do material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa de Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia. Confira, a propósito, o texto de Tiago Dias, com foto de Tiago Machado. A seguir:

Valdeci destaca ações de segurança durante a Copa

O deputado estadual Valdeci Oliveira destacou o sucesso do planejamento das ações de segurança implementadas durante a realização dos jogos da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. As iniciativas adotadas pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e com a União foram avaliadas como positivas pelo líder do governo na Assembleia. A capital recebeu, até agora, quatro partidas do mundial. Foram milhares de turistas australianos, argelinos, coreanos, nigerianos, holandeses e argentinos que tomaram as ruas da cidade nos dias de jogos e durante toda a Copa nas festas que antecedem as partidas nos telões do Anfiteatro Pôr-do-Sol.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC/RS) instalado pelo governo federal na Capital, na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com investimento de R$ 40 milhões, integra as diferentes forças da área da segurança federal, estadual e municipal. Valdeci destacou o trabalho conjunto de diversos órgãos. “Todos trabalharam em sintonia para que a Copa fosse um grande evento. Moradores e turistas puderam confraternizar com alegria e segurança. O resultado é que muitos dos gaúchos que estavam receosos, agora querem mais Copas por conta também do aquecimento da economia local”, disse Valdeci. 

O governador, Tarso Genro, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, visitaram o CICC nesta semana e foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels. O ministro se disse impressionado com o trabalho que está sendo feito. “O Rio Grande do Sul está dando exemplo de como se resolvem problemas de segurança quando todos estão juntos, têm o mesmo plano e metodologia de ação”, comentou Cardozo.

Números

Conforme a Secretaria do Turismo, o Rio Grande do Sul recebeu mais de 350 mil turistas até agora. Porto Alegre é considerada a segunda cidade-sede que mais recebeu turista no país. Foram mobilizados 5.235 servidores da segurança pública. São 270 no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 2.346 policiais militares, 700 policiais civis, 200 bombeiros, 50 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), 575 da Polícia Federal, 300 da Polícia Rodoviária Federal, além de 144 da Guarda Municipal e 650 agentes da EPTC.

Foram registradas 68 ocorrências envolvendo turistas brasileiros e estrangeiros desde o começo da Copa (até às 18h do dia 25). Entre as ocorrências com estrangeiros, em 46 casos aparecem como vítimas e 37 como suspeitos.

A cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também deu sua contribuição para a Copa. O município acolheu a delegação do Equador e recepcionou os atletas com uma grande festa no centro da cidade reunindo mais de 10 mil pessoas, no dia 9 de junho.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo