Arquivo

Pós-Lula. Só unido o PSDB tem chance, diz líder do partido. É exatamente onde mora o problema

De imediato, entendo que só a unidade é insuficiente. Uma série de outros fatores precisa ser incluída no rol de dificuldades do PSDB, e de qualquer outro partido, para bater o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva, se este continuar (e até pode reduzir um bom tanto) com o nível atual de popularidade.

 

E mais: no caso específico da unidade, como pode um partido apostar nisso se não se entende, por exemplo, na eleição para prefeito da maior cidade do País? Quer dizer, não será nada fácil para os tucanos viabilizar-se como pretendente ao Palácio do Planalto.

 

Mas José Aníbal (na foto de José Cruz, da ABr), o líder do partido na Câmara dos Deputados acredita – sob determinadas condições. E é bom que assim seja. Suas opiniões foram expressas em entrevista ao jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Confira, e você mesmo tira a conclusão. A seguir:

 

“Para líder tucano, só ‘unidade’ salva PSDB em 2010

 

Para líder tucano, só ‘unidade’ salva PSDB em 2010

José Aníbal atribui popularidade de Lula a três fatores

‘Tem a ver com sorte, astúcia e pragmatismo’, afirma

Acha que, em 2010, presidente será ‘um eleitor forte’

Considera ‘muito provável’ que Dilma vá ao ‘2º turno’

Condiciona o êxito do tucanato à unidade Serra-Aécio

 

O líder do PSDB na Câmara falou ao blog na noite desta segunda (22), sob o impacto da pesquisa Sensus: popularidade de Lula em 77,7% e aprovação do governo em 68,8%. Vai abaixo a entrevista do deputado José Aníbal (PSDB-SP): 

 

– A que atribui a alta popularidade de Lula?

Tem a ver com sorte, astúcia na propaganda e pragmatismo na economia.

– Como assim?

Na eleição passada o Lula criou o biocombustível. Agora, veio com o pré-sal. Ele percebeu, antes de todo mundo, que o pré-sal é um ovo do Colombo em termos políticos. E se não de em nada? Não tem a menor importância. Ele fica alimentando isso. Cria um clímax. Faz da mera possibilidade uma certeza absoluta de que o país será um dos maiores exportadores de petróleo do mundo no curto prazo. E fatura os dividendos políticos…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da entrevista com José Aníbal, por Josias de Souza. E clique aqui para ler outras notas e informações publicadas pelo jornalista da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo