Arquivo

Senado. Desconfia-se que para Lula tanto faz, se Tião Viana ou José Sarney forem o Presidente

Afinal de contas, quem Lula gostaria que fosse o presidente do Senado, o petista Tião Viana (na foto de José Cruz, da Agência Brasil) ou o peemedebista José Sarney? Como se sabe, tanto um quanto outro são governistas. Essa caraminhola está na cabeça de muita gente, e o titular do Planalto, obviamente, se cala.

 

De todo modo, se há dúvidas sobre as preferências lulistas, elas são o mote de uma discussão interminável também na oposição – que tende a votar no “menos” governista dos dois. Sempre pensando, claro, em 2010. Que confusão essa, que faz com que DEM e PSDB (que com seus 26 votos somados definirão a contenda) também se dividam? Quem trata do assunto, e bem, é o analista político Etevaldo Dias. Confira, a seguir:

 

“Palácio deve tentar ficar fora da disputa no Senado

O surgimento do senador José Sarney (PMDB-AP) como candidato a presidente do Senado é indicativo de disputa com o senador petista Tião Viana (PT-AC) no plenário. O ideal dos senadores peemedebistas, de o Palácio do Planalto demover Tião Viana de sair candidato, está fora de questão. Ao que tudo indica, o Palácio vai aparentar neutralidade.

Sarney chega com favoritismo, mas os prognósticos de Tião Viana, somados à resistência do PT, devem levar a decisão para o painel eletrônico. Viana contabiliza 52 votos a seu favor, o que asseguraria a vitória. Nessas condições, não há quem desista da luta, salvo por um erro insanável, que é pouco provável no discreto e atencioso senador pelo Acre.

A interferência do presidente Lula para retirar Tião Viana do páreo chegou a entrar no rol de considerações do PMDB do Senado, mas, pelo histórico de eleições no Congresso e pela falta de espaço político para apresentação de tal pleito, a ideia tomou o caminho do arquivamento…

 

SUGESTÕESO DE LEITURA – confira a íntegra da nota “Planalto deve tentar ficar de fora da disputa no Senado, de Etevaldo Dias. E, se desejar, clique aqui para ler outras análises e informações publicadas pelo jornalista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo