EM 1ª MÃO. Documentário “Janeiro 27” será exibido em festival da Argentina. Saiba mais e reveja o trailer

A informação chegou agora há pouco ao editor do sítio. Confira o texto, na íntegra e, lá embaixo, você pode rever o trailer do documentário que trata, com o cuidado adequado e a necessária sensibilidade, o episódio do qual saíram mortos 242 meninos e meninas, no 27 de janeiro de 2013. A seguir:

EM 1ª MÃO. Documentário “Janeiro 27” será exibido em festival da Argentina. Saiba mais e reveja o trailer - janeiro-27“Janeiro 27 será exibido em Festival na Argentina

“Para que nunca mais aconteça. Não ao esquecimento”. Assim é a sinopse do documentário Janeiro 27, que trata da tragédia acontecida na cidade de Santa Maria no início de 2013.

Na próxima sexta-feira – 18 de julho –  o filme será exibido no Festival Internacional de Oberá, na Argentina, em sessão especial, a convite do Coordenador Geral do evento, Axel Monsú.

Essa será a terceira exibição do filme. As outras duas aconteceram durante o I Congresso Internacional Novos Caminhos, em janeiro de 2014, promovido pela AVTSM – Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

O documentário foi produzido pela Accorde Filmes, de Porto Alegre, a partir da solicitação de Adherbal Ferreira e Sergio Silva, integrantes da AVTSM, para os cineastas Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento, durante o 41º Festival de Cinema de Gramado, em 2013.

Tínhamos um compromisso com os pais de fazer a exibição como eles pediram, um ano depois do trágico ocorrido. Exibimos em Santa Maria e foi um momento de muita emoção. Nossa forma de poder fazer algo para que tragédias assim não voltem a acontecer é através do documentário.” afirma o diretor Paulo Nascimento.

“Não existem palavras para descrever. É muito difícil abordar esse assunto. Mas temos que refletir sobre o que aconteceu para que não se repita e pelo respeito às vítimas, sobreviventes e familiares.” relata Cassol.

O documentário já recebeu vários pedidos de exibição, no entanto, para os diretores ainda faltava gravar o depoimento de Victoria Eagan, sobrevivente da tragédia da boate The Station, em Rhode Island, em 2003, no Estados Unidos, para que a reflexão sobre o tema pudesse ser mais abrangente, o que agora foi realizado.

O ator Leonardo Machado se somou a Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento na produção do filme.

A equipe do documentário “Janeiro 27” já havia entrevistado pais e familiares da tragédia de Santa Maria, além de colher depoimentos dos pais e familiares do incêndio da Boate Cromagnon, ocorrido em 2004, em Buenos Aires. Todas as três tragédias com aspectos muito similares.

Agora, o documentário passa a ser exibido e debatido, sendo esse seu principal objetivo. Todos os profissionais envolvidos trabalharam de forma voluntária.

Para Adherbal Ferreira, Presidente da AVTSM, as exibições “fazem com que as pessoas pensem sobre o que aconteceu e para que outros pais não sofram o que sofremos. Não queremos o esquecimento. O filme não é para lembrar a tragédia é para lembrar nossos filhos, homenagear eles, amenizar um pouco a dor.

Janeiro 27 – Ficha Técnica:

Direção: Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento

Produção Executiva: Leonardo Machado, Luiz Alberto Cassol, Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento

Direção de Fotografia: Alexandre Berra

Montagem e Finalização: Lucas Tergolina, Marcio Papel

Direção de Produção: Juliane Fossatti

Produção Argentina: Martin Viaggio

Argumento: Luciano Ribas, Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento

Trilha Sonora Original: Felipe Vieira, Jonts Ferreira

Mixagem e Finalização de Som: Bossa

Câmeras: Alexandre Berra e Leonardo Machado

Câmeras adicionais: Josias Salvaterra – Mano e Lucas Tergolina

Cenas Aéreas: Finish Produtora

Cenas Adicionais: Christian Lüdtke, Evandro Rigon, Rafael Rigon

Som Direto: Josias Salvaterra – Mano e  Renan Casarin

Desgin Gráfico: Luciano Ribas

Tradução Espanhol: Ane Siderman

Tradução Inglês: Juliane Fossatti

Agradecimentos:

– Aline Bastos D´Ávila

– Leonardo Peixoto

– Ralfe Cardoso

– Rosa Helena Wolf

– Télcio Brezolin

– Coordenação do 41º Festival de Cinema de Gramado

Agradecimentos Especiais:

– Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria – AVTSM

– Movimento Santa Maria do Luta a Luta

– Movimento Mães de Janeiro

– ONG Para Sempre Cinderelas”

PARA VER O TREILER DO FILME, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. Gladis Delgado

    Parabéns ao Luciano Ribas e o Beto Cassol por esse trabalho tão relevante ajudando a divulgar essa triste tragédia que assolo Santa Maria vitimando nossos mais preciosos bens que são os jovens.
    Trabalhos como esse documentário mostrarão a negligência do poder publico de nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *