Arquivo

Esse PSDB! Na briga entre “pavões” e tucanos, manauara vira aliado do mineirinho come quieto

Sem mais delongas, confira a nota publicada, no Blog dos Blogs, pelo editor chefe do Jornal do Brasil, Tales Faria. Lá no final, o meu comentário. A seguir:

 

“A guerra tucana: Virgílio é aliado de Aécio

O governador de São Paulo, José Serra, que se cuide. Gesta-se no seu partido, o PSDB, uma grande articulação para triturar a sua candidatua a presidente da República em nome dos tucanos. O maior beneficiário, é claro, seria o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A senha para o movimento está sendo dada pelo senador Arthur Virgílio Neto (AM), com sua pré-candidatura avulsa à Presidência, sob o mote de que é preciso tirar de São Paulo o papel de centro das descisões do tucanato. A candidatura Virgílio, vista com desdém por Serra e seu grupo, na verdade pode se transformar num grande golpe contra o governador de São Paulo.

Primeiro, pelo discurso dela a respeito de São Paulo. Depois, porque, na estratégia dos anti-serristas, Virgílio vai bater o bumbo, insistir até o limite na realização de prévias para escolha do candidato presidencial. No mano a mano com Aécio Neves, Serra talvez vencesse. Com um terceiro candidato, mesmo fraco como Virgílio, corre risco de ser derrotado, ainda mais se, na reta final, Virgílio abrir mão em favor de Aécio.

Diz-se que os tucanos do PSDB são muito parecidos com pavões. É verdade. O grupo Aécio-Virgílio está mostrando suas penas para um setor do tucanato paulista que – acreditam – agora está aliado a Serra mas pode abandoná-lo assim que pressentir que o outro lado está mais forte. Não, não é o grupo do ex-governador Gerlado Alckmin. Este já está em litígio definitivo com Serra há muito tempo. É para o pavão-mor Fernando Henrique Cardoso que os pavões anti-serristas fazem a dança do acasalamento. Se conseguirem atraí-lo, então, aí acabou a candidatura Serra pelo PSDB.

Ou seja, quem pensa que José Serra já derrotou Aécio Neves dentro do partido é bom prestar mais atenção nos movimentos de Arthur Virgílio Netto. E de outro senador tucano que vistou recentemente Aécio: Tasso Jereissati (CE).”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: no momento oportuno, declararei aqui quem, como brasileiro, prefiro seja o candidato do PSDB. Por enquanto, apenas que Arthur Virgílio – que é amazonense de Manaus – parece alguns vereadores de Santa Maria: muito grito e conteúdo nulo. O que não quer dizer que, tanto lá quanto cá, esse tipo de parlamentar não tenha prestígio ou influência. No entanto, e para fechar, é possível perceber que José Serra tem menos amigos do que imagina, no meio do tucanato. E pode acabar se ralando, entre pavões e tucanos. Ou não?

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas por Tales Faria, editor chefe do Jornal do Brasil, no Blog dos Blogs.

Vale ler, também, a nota “Virgilio pede a PSDB tratamento de presidenciável”, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo