LUNETA ELETRÔNICA. Agora, o frio; emergência nas RSs; é Copa!; CNH Social; Legislativos; prêmio sueco
* Com a trégua da chuva, que deve durar pelo menos nesta semana, o trabalho agora, da Defesa Civil Estadual, é minimizar os danos. Mas há um novo desafio: o frio.
* Diversos locais seguem recolhendo donativos, principalmente roupas, cobertores e alimentos não perecíveis, informa MATERIAL da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.
* 145 municípios seguem com problemas relacionados às fortes chuvas que caíram neste início de inverno, o mais chuvoso desde 1983, conforme os institutos de meteorologia.
* Do total, 121 municípios declararam e tiveram pedido de emergência acatados pelo Governo do Estado, e duas cidades, Iraí e Barra do Guarita, tiveram pedido de calamidade pública decretada e homologada.
* Numa outra ponta do prejuízo provocado pela chuvarada há os danos às rodovias estaduais. O Piratini DECRETOU situação de emergência em 13 RSs. Uma está na região.
* É a que liga Santa Maria a Silveira Martins. Ela, como as demais, está na lista que, pelo decreto, se viabiliza a recuperação mais rápida. Os recursos necessários somam R$ 38 milhões e já foram informados ao governo federal.
* O secretário de Infraestrutura, João Victor Domingues determinou que todas as superintendências do Daer intensifiquem o trabalho nestas rodovias.
* Encerradas as inscrições para o ingresso ao programa CNH Social, o Detran/RS contabiliza 51.334 inscritos para o sorteio dos 7 mil serviços de habilitação gratuitos disponibilizados para 2014.
* Foram 44,2 mil inscrições para primeira habilitação, 3,2 mil para adição de categoria e 3,8 mil para mudança de categoria.
* O programa oferece, nesta segunda edição, 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria. Quinze por cento das vagas serão destinadas à população negra e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres.
* Numa sessão que tem tudo para ser curta, e que inicia às 11 da manhã, é improvável que alguma coisa relevante seja decidida na Câmara de Vereadores nesta terça.
* Isso se percebe, inclusive, pelo Boletim Legislativo 37/2014, que traz a Ordem do Dia. O que há é a primeira discussão do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aacordo de líderes, claro, pode levar a uma sessão extraordinária e aprovar já nesta terça. Mas…
* Também na Assembleia Legislativa nada deve ser votado nesta terça, ainda que 31 MATÉRIAS estejam em condições de ser apreciadas pelos parlamentares.
* Tanto que a reunião dos líderes partidários, que decide a pauta a ser votada, acontece só na manhã de quarta-feira. Logo, só mesmo no meio da semana é que sai algo. Ou não.
* A doutoranda Giane Vargas Escobar, da Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, é a vencedora do International Museum Prize Winner 2014, da fundação sueca Museum Horizon.
* Atualmente, Giane participa do Programa Doutoral em Estudos Culturais do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, e o prêmio se destina a reconhecer a inovação e os métodos não convencionais em museus de todo o mundo.
* A distinção reconhece o trabalho da pesquisadora quando esteve à frente, por doze anos, do Museu Treze de Maio – que tem a finalidade de divulgar, promover e preservar a história e cultura africana e afro-brasileira no RS.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.