AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCopa 2014EstadoEstradasHistóriaPolíticaTrânsitoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Agora, o frio; emergência nas RSs; é Copa!; CNH Social; Legislativos; prêmio sueco

Defesa Civil, que atua nas regiões atingidas, está preocupada com o frio (foto Divulgação)
Defesa Civil, que atua nas regiões atingidas, está preocupada com o frio (foto Divulgação)

* Com a trégua da chuva, que deve durar pelo menos nesta semana, o trabalho agora, da Defesa Civil Estadual, é minimizar os danos. Mas há um novo desafio: o frio.

* Diversos locais seguem recolhendo donativos, principalmente roupas, cobertores e alimentos não perecíveis, informa MATERIAL da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.

* 145 municípios seguem com problemas relacionados às fortes chuvas que caíram neste início de inverno, o mais chuvoso desde 1983, conforme os institutos de meteorologia.

* Do total, 121 municípios declararam e tiveram pedido de emergência acatados pelo Governo do Estado, e duas cidades, Iraí e Barra do Guarita, tiveram pedido de calamidade pública decretada e homologada.

* Numa outra ponta do prejuízo provocado pela chuvarada há os danos às rodovias estaduais. O Piratini DECRETOU situação de emergência em 13 RSs. Uma está na região.

* É a que liga Santa Maria a Silveira Martins. Ela, como as demais, está na lista que, pelo decreto, se viabiliza a recuperação mais rápida. Os recursos necessários somam R$ 38 milhões e já foram informados ao governo federal.

* O secretário de Infraestrutura, João Victor Domingues determinou que todas as superintendências do Daer intensifiquem o trabalho nestas rodovias.

* Encerradas as inscrições para o ingresso ao programa CNH Social, o Detran/RS contabiliza 51.334 inscritos para o sorteio dos 7 mil serviços de habilitação gratuitos disponibilizados para 2014.

* Foram 44,2 mil inscrições para primeira habilitação, 3,2 mil para adição de categoria e 3,8 mil para mudança de categoria.

* O programa oferece, nesta segunda edição, 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria. Quinze por cento das vagas serão destinadas à população negra e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres.

TEM COPA. O Brasil, com Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira  no comando técnico, busca contra a Alemanhã, uma vaga na final da competição. O jogo será às 5 da tarde desta terça em Belo Horizonte (Mineirão). No time brasileiro há dúvida sobre quem vai substituir Neymar, lesionado e fora da competição. Scolari pretende anunciar quem joga apenas uma hora antes. O substituto de Thiago Silva, suspenso pelo segundo cartão amarelo, será Dante. O vencedor disputa o título no domingo, no Rio de Janeiro (Maracanã), contra o vencedor do confronto Holanda x Argentina, que acontece na quarta-feira. (foto Ricardo Stuckert/CBF)
TEM COPA. O Brasil, com Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira no comando técnico, busca contra a Alemanhã, uma vaga na final da competição. O jogo será às 5 da tarde desta terça em Belo Horizonte (Mineirão). No time brasileiro há dúvida sobre quem vai substituir Neymar, lesionado e fora da competição. Scolari pretende anunciar quem joga apenas uma hora antes. O substituto de Thiago Silva, suspenso pelo segundo cartão amarelo, será Dante. O vencedor disputa o título no domingo, no Rio de Janeiro (Maracanã), contra o vencedor do confronto Holanda x Argentina, que acontece na quarta-feira. (foto Ricardo Stuckert/CBF)

* Numa sessão que tem tudo para ser curta, e que inicia às 11 da manhã, é improvável que alguma coisa relevante seja decidida na Câmara de Vereadores nesta terça.

* Isso se percebe, inclusive, pelo Boletim Legislativo 37/2014, que traz a Ordem do Dia. O que há é a primeira discussão do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aacordo de líderes, claro, pode levar a uma sessão extraordinária e aprovar já nesta terça. Mas…

* Também na Assembleia Legislativa nada deve ser votado nesta terça, ainda que 31 MATÉRIAS estejam em condições de ser apreciadas pelos parlamentares.

* Tanto que a reunião dos líderes partidários, que decide a pauta a ser votada, acontece só na manhã de quarta-feira. Logo, só mesmo no meio da semana é que sai algo. Ou não.

Giane Vargas Escobar conquistou o International Museum Prize Winner 2014 (foto Feicebuqui)
Giane Vargas Escobar conquistou o International Museum Prize Winner 2014 (foto Feicebuqui)

* A doutoranda Giane Vargas Escobar, da Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, é a vencedora do International Museum Prize Winner 2014, da fundação sueca  Museum Horizon.

* Atualmente, Giane participa do Programa Doutoral em Estudos Culturais do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, e o prêmio se destina a reconhecer a inovação e os métodos não convencionais em museus de todo o mundo.

* A distinção reconhece o trabalho da pesquisadora quando esteve à frente, por doze anos, do Museu Treze de Maio – que tem a finalidade de divulgar, promover e preservar a história e cultura africana e afro-brasileira no RS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo