LUNETA ELETRÔNICA. #Tem Copa, Pozzobom brabo, registro de Valdeci, CAL/UFSM, chuva e agasalhos…
* Dois jogos abrem as quartas de final da Copa do Mundo, a melhor de todas, segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo, junto a jornalistas estrangeiros.
* Serão conhecidos nesta sexta dois dos quatro semifinalistas. À 1 da tarde se enfrentam França e Alemanha. O vencedor disputará lugar na final com o que se classificar na partida das 5 da tarde.
* Esta confrontará Brasil e Colômbia, no Estádio Castelão, em Fortaleza. É o dono da casa contra uma das duas revelações da Copa – a outra é a Costa Rica, que joga sábado.
* Não há registro de protestos ou atos semelhantes previstos para esta sexta em que, mais uma vez, boa parte (senão todo) do País terminará o expediente mais cedo.
* Em Santa Maria, por iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com CDL e Sindilojas, mais uma vez um telão será colocado na Praça Saldanha Marinho.
* Será uma oportunidade (e tomara que não chova, cá entre nós, no momento da partida) para os que trabalham até àquela hora ou farão isso logo após, também terem a oportunidade de assistir ao espetáculo.
* Enquanto isso, em tempo de eleição, o deputado Valdeci Oliveira assinou, nesta quinta, na capital, no Diretório do PT, o requerimento de registro de sua candidatura à reeleição.
* O parlamentar entregou a relação de informações e certidões exigidas pela Justiça, inclusive a carta de compromisso do candidato e declaração de bens. “Apesar de ser uma etapa formal, é sempre um orgulho apresentar o nosso nome ao partido para disputar uma nova eleição”.
* De posse dos documentos e das assinaturas, o PT encaminhará, nesta sexta, para o TRE, o registro dos seus filiados que vão disputar as eleições majoritária e proporcional.
* O outro deputado santa-mariense que busca a reeleição, o tucano Jorge Pozzobom, também está tratando das questões burocráticas. Mas, ao mesmo tempo, mostra estar beeem brabo.
* Por quê? Pelo veto do governador à emenda à Lei Kiss que previa a criação de Fundo Cooperativo composto por Estado e municípios para equipar os bombeiros voluntários.
* Pozzobom, segundo nota de sua assessoria, estranhou a decisão de Tarso, que “foi política, e não levou em consideração a importância do trabalho dos bombeiros voluntários no salvamento de vidas.”
* O deputado questionou o argumento publicado no Diário Oficial do Estado de que sua emenda é “inconstitucional e administrativamente inconveniente”.
* O parlamentar contesta, afirmando que não é inconstitucional porque não determina, e sim autoriza, a criação e estruturação do Fundo, cabendo ao governador acatar ou não a medida.
* Força-tarefa da Prefeitura, formada no último final de semana, para socorrer os atingidos pela chuvarada, levou agasalhos, colchões e cobertores para famílias do KM3.
* Foram beneficiados na entrega que aconteceu na tarde passada, 12 famílias cadastradas junto à Defesa Civil Municipal, que faz parte da equipe de Socorro, juntamente com as secretarias de Ação Comunitária e de Habitação.
* As famílias receberam 310 agasalhos, 12 cobertores, 30 pares de calçados, 12 lençóis, 24 travesseiros, 12 colchões e 12 jaquetas – tudo doado por pessoas da comunidade e entidades.
* Neste sábado acontece, na rua Professor Teixeira, em frente à Igreja de Fátima, mais uma edição da Feira de Múltiplas Artes, coordenada pela secretaria municipal de Cultura.
Sábado tem Feira de Múltiplas Artes, em frente à Igreja de Fátima
* A feira – que vai das 8 da manhã às 4 da tarde – congrega opções de artesanato, artes plásticas, brechó, praça de alimentação e venda de produtos coloniais.
* E neste sábado, a parceria com a Druzian Sonorizações, haverá uma seleção musical especial, com o melhor dos anos 80. Em caso de chuva, a feira será transferida para o próximo dia 12 de julho.
* De última hora: terminou agora à noite a apuração dos votos da eleição para a Direção do Centro de Artes e Letras da UFSM.
* O interessante nem é o resultado, afinal era chapa única, liderada pelo atual diretor, professor Pedro Brum Santos. O que conta é a intensa participação do eleitorado.
* Descontando os alunos (10%, semelhante ao que ocorre nas eleições para reitor), nada menos que 95% dos técnicos votaram, juntamente com 60% dos docentes. Ah, e a chapa obteve 93,17% dos votos totais.
Os lacerdinhas, de plantão II O regresso..
Querem também pautar, à informação.
Só dando risada. Daqui a pouco a notícia será: "Valdeci tossiu e espirrou duas vezes".