POR MAIQUEL ROSAURO
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (18) em que comemora decisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em realizar vestibular este ano. Leia abaixo:
Nota oficial
É com satisfação que a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – CACISM recebe a posição da UFSM em realizar o concurso vestibular neste ano, cumprindo assim determinação da justiça federal. Esta que, em três sentenças e em diferentes instâncias, reconheceu os fundamentos da ação movida e o prejuízo que a decisão do Cepe havia causado a milhares de estudantes que há meses e anos vinham se preparando para um modelo de seleção, que de forma abrupta, intempestiva e à revelia da sociedade foi totalmente extinto a poucos meses de sua realização.
Em momento algum colocamos em dúvida a soberania da nossa universidade, tanto que nunca foi alvo de discussão o Sisu e o Enem, com seus pontos positivos e negativos. Para o ano que vem, este modelo pode ser adotado na proporção que a instituição, através de seus conselhos, decidir. Só não podemos confundir soberania ou autonomia com imunidade perante questionamentos à justiça. Todos estamos ao alcance da justiça e para ela devemos obediência, principalmente órgãos e servidores públicos, pois assim funciona um estado democrático de direito.
Pedimos desculpas aos estudantes e a seus familiares pelo transtorno causado nestas últimas semanas, mas por vezes, a garantia de direitos cobra alguns sacrifícios.
Enfim, que este processo traga ensinamentos a ambas as partes, pois não existem vencedores quando uma questão como esta, que traz enormes repercussões em uma comunidade, tem que ser decidida na justiça e não em uma mesa com muito diálogo entre todos os envolvidos.
CACISM – 18/07/2014
Pois é, se o vestibular cair em um domingo, onde vamos comprar água mineral e barrinhas de cereal para a prova?
Eba! Garantida a venda de 30 X-Salada, 100 Pastelões e Muita pizza. Sem falar nos leitos de hotel. Agora a economia de S.Maria Vai!!! Vai bem, mas bem mesmo!!!
Espero que o vestibular não englobe um domingo. Se isto ocorrer, os visitantes vão ter um susto!
Agora entendi a estratégia do comécio. Fecham os mercados para vender mais refri na praça. Baita idéia!