20 DE SETEMBRO. Bafafá sobre multas de trânsito e normas de bombeiros tira os tradicionalistas do Desfile
O jornal A Razão antecipou a informação, em sua edição desta quarta-feira. No final da manhã, os representantes das entidades confirmaram oficialmente: CTGs estão fora do tradicionalíssimo Desfile Farroupilha, que acontece em 20 de setembro. As razões, basicamente, são duas: as multas recebidas de agentes de trânsito municipais e as normas que fazem com que pelo menos três CTGs estejam provisoriamente fechados e outras exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros.
O sítio não vai se meter nessa pendenga. Vamos fazer o seguinte. Você lê, a seguir, o material da versão online de A Razão (reportagem de Nathália Costa), já com a entrevista do líder tradicionalista Ildo Wagner e, logo abaixo, a nota oficial distribuída pelo secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, que trata das multas de trânsito. A foto é de Juliano Mendes. Acompanhe:
“Entidades tradicionalistas não participarão do Desfile Farroupilha deste ano…
…As entidades pertencentes à 13ª Região Tradicionalista (RT) já decidiram que não irão integrar o Desfile da Semana Farroupilha neste ano (20 de setembro), em Santa Maria. A declaração oficial a respeito da medida foi feita na manhã de hoje (quarta), na sede da RT (Casa do Gaúcho), no Parque Itaimbé, tendo como porta voz das entidades o coordenador da 13ª, Ildo Wagner. Em coletiva de imprensa, Ildo esclareceu os pontos que fizeram com que, em assembleia realizada na noite da última terça-feira, as entidades decidissem pela não participação no evento tradicional.
Entre esses motivos, o coordenador salientou as multas aplicadas por agente de trânsito da prefeitura durante o Desfile realizado no ano passado, nos carros utilizados pelas entidades para o evento. As multas geraram não apenas custos às entidades, como também pontos na carteira dos apoiadores que emprestam os veículos para o evento. Outro elemento bastante citado pelo coordenador diz respeito às dificuldades enfrentadas pelas entidades para se adequarem às normas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros e pela administração local após a tragédia de janeiro na Boate Kiss. Pelo menos três entidades estão temporariamente interditadas (Sentinela do Jarau, Tropeiros da Querência e Ponche Verde)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
A PALAVRA DA PREFEITURA
“Secretaria de Mobilidade Urbana: nota sobre Desfile Farroupilha 2014
A Secretaria de Mobilidade Urbana vem a público esclarecer as questões relativas à declaração feita pela 13ª Região Tradicionalista de não participar do Desfile Farroupilha 2014, em razão das exigências quanto à segurança e alvarás de prevenção de incêndio dos CTGS, e das multas exaradas aos veículos que transportaram pessoas e alegorias temáticas durante o desfile de 20 de setembro do ano passado:
1. As notificações de trânsito foram aos veículos que permaneceram com o transporte de pessoas fora da área de concentração e dispersão do desfile, isto é, além do espaço reservado em acordo para livre trânsito durante e após o desfile;
2. Conforme a legislação foi concedido prazo para recurso de ampla defesa e, ainda, disponibilizado um servidor para auxiliar na tramitação do recurso das notificações, mas não foi dado sequência ao processo de defesa e recurso, o que gerou multas;
3. Quanto ao argumento de a 13ª RT emprestar solidariedade às entidades interditadas devido à ausência de Planos de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), é importante esclarecer que este assunto envolve exclusivamente cada entidade no cumprimento da legislação estadual e federal relativamente à segurança e prevenção de incêndios, com respectivo PPCI e alvará, emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Por fim, lamentamos a decisão e informamos que a prefeitura procurará a direção da 13ª RT no sentido de tentar encontrar uma alternativa que respeite a lei e estimule as entidades a participar do desfile nesta data que é tão importante na história dos gaúchos.
Miguel Passini
Secretário de Mobilidade Urbana”
Claudemir, só corrija a seguinte informação: ao contrário do que publicamos, o CTG que está interditado é o Tropeiros Velhos, não o Tropeiros da Querência.
PPCI não entra na conta da prefeitura. As multas entram. Olhando 20 anos para trás, nunca ocorreu transporte de pessoas fora da área de concentração/dispersão? Alguma vez ocorreram notificações? A prefeitura avisou os tradicionalistas que ano passado iria ser diferente?
E nos outros dias do ano, a fiscalização de trânsito é tão eficiente assim?