ELEIÇÕES. Encaminha-se a solução Marina para o lugar de Campos. Desde que ela cumpra os acordos
As informações mais recentes dão conta que (1) já acontece o velório do corpo de Eduardo Campos em Pernambuco e (2) o nome de Marina Silva é, sim, o que deverá ser apresentado ao eleitorado, substituindo o então candidato do PSB à Presidência da República.
A oficialização (que será antecedida de uma série de reuniões para ajustar o discurso – o que ainda pode fracionar a candidatura, mas isso já é outro tema) deve acontecer só na próxima quarta-feira. Inclusive por isso, vale a pena conferir uma avaliação que vem de fora. No caso, a produzida pela versão brasileira do jornal espanhol El País. A reportagem (de Afonso Benites e Beatriz Borges) foi publicada originalmente na noite de sexta-feira. A seguir, um trecho:
“O nome de Marina é quase consenso como a nova candidata do PSB…
… O nome da ex-senadora Marina Silva já é praticamente consenso dentro do PSB, que agora passa a discutir quem seria seu candidato à vice-presidência. Tanto em Pernambuco, Estado natural do falecido candidato Eduardo Campos, quanto nas demais unidades da federação, os militantes e líderes do partido dizem que seria natural a fundadora do grupo político Rede assumir a cabeça de chapa na disputa pelo Planalto. “Geralmente as coisas mais tristes unem as pessoas, não é impossível que aconteça”, disse nesta tarde o deputado Marcio França (PSB-SP), atual candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin.
Caberia a Marina, contudo, aceitar as propostas que já haviam sido colocadas pelo ex-governador pernambucano. “Fizemos uma aliança programática e cabe a ela cumprir o que foi combinado”, diz o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes.
O consenso também chega entre os analistas políticos. “Não vejo outra saída que não a Marina. Qualquer outro lá não teria tantas chances de levar a disputa para o segundo turno. Ainda mais se ela repetir o discurso do Eduardo, de que a Dilma Rousseff será a primeira presidenta a entregar o Governo pior do que ela recebeu”, afirmou o cientista político Ricardo Borges Gama Neto. O cientista político Fernando Abrucio lembra que Marina tem como traço característico a lealdade, ou seja, ela jamais trairia os princípios firmados com Campos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo e O Globo, Marina já teria dado o aval para as consultas no partido sobre o seu nome…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.