LUNETA ELETRÔNICA. Marina e Beto, Dilma no RS, palestinos, audiência em queda, “Film Comission”…
* A Executiva Nacional do PSB confirmou, no início da noite desta quinta, que Marina Silva será a candidata do partido à Presidência da República.
* Marina substitui Eduardo Campos, morto na semana passada em acidente aéreo. Ela era a vice na chapa, função que será desempenhada, agora, pelo deputado gaúcho Beto Albuquerque.
* Aliás, a escolha de Beto levará à mudança do candidato ao Senado, no Rio Grande, na aliança liderada pelo PMDB, que tem José Ivo Sartori como concorrente a governador.
* A indefinição acerca do substituto na chapa majoritária que tem também o PSD (com o vice José Cairoli) é um poço de dúvidas, que começam a ser dirimidas nesta quinta-feira. Sobre isso, especificamente, leia nota que o sítio publicará daqui a pouco.
* Iniciado o periodo de propaganda no rádio e televisão, Dilma Rousseff é o primeiro concorrente ao Planalto a vir ao Rio Grande do Sul.
* Os petistas e seus aliados realizam um comício no Gigantinho, na sexta-feira, o que garante duas coisas: que Tarso Genro é o único candidato local a ceder palanque para Dilma e, claro, imagens a ser usadas no trololó eletrônico.
* Cinco moções (três delas de congratulações e duas de pesar – pelas mortes de Zaira de Grandi e Nelson Borin) estão na pauta da sessão desta quinta, da Câmara de Vereadores.
* Além disso, segundo a Ordem do Dia, constante do Boletim Legislativo 045/2014, há só um projeto em votação: o que cria o Dia Municipal do Motorista de Ambulância, uma iniciativa da veradora Deili Granvile.
* O pessoal perde o amigo, jamais a piada. Nos bastidores politicos diz-se que o próxiimo profissional do volante a ser homenageado com uma data é o motorista de carro fúnebre.
* Confirmado para as 6 e meia da tarde desta quinta, no Clube Comercial, aberto a toda a comunidade, o debate “O direito à autodeterminação do povo palestino”. A promoção é do Comitê Santa-mariense de Solidariedade ao Povo Palestino.
* Entre os debatedores estarão Maren Mantovani, do grupo internacional “Stop the wall”, e Günther Richter Mros, professor de Relações Internacionais da UFSM.
* Abdo Ahmad, da Sociedade Palestina de Santa Maria, também estará presente ao debate que terá a coordenação de Rodrigo Suñe, do Diretório Central de Estudantes (DCE/UFSM) e da diretoria da União Nacional de Estudantes (UNE).
* Pelo menos no primeiro mês, e isso é histórico, há baixa audiência dos programas de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
* Neste ano, especialmente, a situação pode piorar (ao menos nessa primeira etapa). Os dados iniciais, inclusive, são catastróficos para as emissoras de TV aberta, que perdem audiência para os canais fechados. E perdem feio.
* Segundo o Ibope, tendo como base a Grande São Paulo, os canais pagos dobraram sua audiência, pulando de 8,2 pontos na segunda-feira para 16,4 pontos na noite de terça.
* Mais que isso, encostaram na poderosa e líder Globo, que caiu muito durante a exibição dos programas eleitorais noturnos, e registrou 17,3 pontos. Desenhando: a perda é maior justamente no horário de maior concentração de audiência e faturamento das TVs.
* A Associação Santa Maria Film Commission foi apresentada oficialmente na noite de terça-feira, dia 19, no auditório do Palacete da SUCV.
* O projeto, parceria entre a Prefeitura e a Estação Cinema (que congrega os profissionais técnicos de cinema e video de SM), pretende fomentar a realização de produções cinematográficas e eventos ligados ao audiovisual aqui e na região.
* A “Film Commission” pretende fortalecer o status de Santa Maria e região como um pólo destacado na produção, elaboração, divulgação e sede de cenários para produções.
* Outra novidade anunciada, esta pelo presidente da Estação Cinema, Rudmar Cardoso, é que a partir do próximo mês, a entidade passa a exibir produções audiovisuais realizadas em Santa Maria.
* As sessões de cinema serão realizadas no Salão de Atos do palacete da SUCV, sempre na primeira terça-feira de casa mês. Boa iniciativa, com certeza.
Deve existir alguma justificativa inteligente para "Film Commission". Só causar polêmica para ganhar divulgação não deve ser.