LUNETA ELETRÔNICA. PT e empresário, pesquisa gaúcha, Deili promulga, “Livros Livres”, os macacos…

LUNETA ELETRÔNICA. PT e empresário, pesquisa gaúcha, Deili promulga, “Livros Livres”, os macacos... - luneta-velório1

Até o sepultamento, de certa maneira, virou campanha política (foto Fernando Frazão/ABr)

* Na quarta-feira, logo após a confirmação da morte de Eduardo Campos, os partidos anunciaram a suspensão da campanha por três dias.

* Quem cumpriu a determinação, e olhe lá, foi apenas a dupla protagonista: Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) não fizeram qualquer ato público (ao menos ostensivo) de proselitismo eleitoral.

* Quanto aos demais candidatos, e em todos os níveis, esses foram bastante pragmáticos. Só mesmo na quinta nada houve, e olhe lá na sexta. Sábado? Dia normal de campanha.

* O PT de Santa Maria, aparentemente, cansou. Tanto que entrou, por seu presidente Sidinei Cardoso Pereira, com uma “notícia-crime” junto ao Ministério Público, contra um conhecido empresário da cidade.

* Os petistas locais não aguentaram mais a forma (para ser brando) agressiva como este empresário tem se comportado nas redes sociais, especialmente no Feicebuqui.

* Em outra circunstância qualquer, fora do ambiente político, qualquer um consideraria difamação, a forma como ele tem se comportado – com seguidas postagens acusando o partido e seus integrantes de algumas coisas consideradas como crime.

* Agora, resolveram dar um basta. Ah, “notícia crime” é popularmente conhecida como “dar queixa”. O Ministério Público foi comunicado de um crime e a ele caberá investigar.

* Poderá, para tanto, abrir inquérito ou solicitar que a polícia o faça. A menos, claro, que entenda que chamar alguém ou algum grupo, publicamente, de criminosos (o sítio poupa o leitor da terminologia usada) sem prova, não seja crime.

* Aliás, os petistas, para além da esfera jurídica, estão abrindo o comitê pluripartidário pró-Tarso em Santa Maria. Além do PT, todos os partidos da aliança participarão.

* A segunda-feira promete ser de muito embate, pelo menos na internet. Afinal, a revista Voto deverá publicar, no seu sítio, a primeira pesquisa que contratou ao instituto Methodus, aferindo a intenção de voto dos gaúchos.

* O levantamento, que foi feito por esses dias, foi realizado em 25 cidades, com 1,5 mil eleitores. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

* Depois de período de angústia, embora diga ter estado tranquilo, Valdeci Oliveira comemorou, no final de semana, a confirmação, pela Justiça Eleitoral, do seu registro de candidato à reeleição à Assembleia.

* O deputado confidenciou a amigos que o principal problema que enfrentou, no último mês, foi “o fogo amigo e a boataria espalhada em alguns locais da cidade e do Estado”.

* Como se previa, por 17 votos contra 1, a Câmara de Vereadores rejeitou o veto do prefeito Cezar Schirmer ao projeto de Admar Pozzobom, que obriga restaurantes e similares a avisaram, via placa, que aceitam ou não cheques e/ou cartões.

* Desta forma, como prevê a legislação, quem vai promulgar a lei será a presidente da Câmara, Deili Granvile. A data não foi anunciada, mas tende a ser logo, bem logo.

* A ação “Livros Livres”, da Editora UFSM, iniciada no primeiro, já retomou as atividades no segundo semestre letivo da Universidade. Até sexta, o ponto de troca de livros aconteceu no Centro de Educação Física.

* A partir desta segunda, e até o próximo sábado, a “Livros Livres” se encontra no saguão do Centro de Tecnologia, em Camobi.

* A proposta é uma forma de interação com a comunidade acadêmica por meio da troca de livros. O objetivo é incentivar a leitura, disseminar a cultura e promover a troca de conhecimento, diz o material da assessoria da Editora UFSM.

* Segue, nesta segunda, o Ciclo Ficção Científica, do Cineclube Lanterninha Aurélio. O filme da semana é “O Planeta dos Macacos”, do diretor Franklin J. Schaffner.

* Estrelado pelo ator Charlton Heston, o enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual a Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos.

* A exibição do filme (confira cena na imagem abaixo), prudção de 1968, começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma (Professor Braga 55). A entrada é gratuita.

LUNETA ELETRÔNICA. PT e empresário, pesquisa gaúcha, Deili promulga, “Livros Livres”, os macacos... - luneta-cesma2



1 comentário

  1. Zilma Carvalho

    O PT fez muito bem em entrar no Ministério Publico, pois se é o empresario que estou pensando merece pois ele tem feito todo tipo de difamação contra o PT e seus candidatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *