CulturaSanta Maria

CULTURA. Cidade recebe cartunistas para mais uma edição do Cartucho. Taí algo para se apoiar, meeesmo

cartucho imagemComeça nesta sexta mais uma edição do Encontro dos Cartunistas Gaúchos, um dos grandes eventos culturais de Santa Maria. E pode, sim, ter a participação de todos os interessados e não apenas dos que “são do ramo”. Para saber mais, inclusive a programação, vale repetir – com a devida adaptação cronológica – a nota aqui publicada ainda na semana passada. Ela tem todos os detalhes, inclusive sobre o homenageado deste ano. Acompanhe, na íntegra:

É a 11ª edição de um evento saído da cabeça do Máucio, e que ganhou o mundo. E Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho) acontece entre esta sexta-feira, 26, e domingo, 28. Vêm 16 convidados de todo o Rio Grande do Sul, inclusive, claro, o homenageado deste ano, Eloar Guazzelli Filho. Mas, claro, todos os santa-marienses da área se farão presentes.

Para saber todos os detalhes,  vale conferir o material produzido pela Chili, que está na coordenação, junto com o Máucio, e é responsável, entre outras questões, pela divulgação. A seguir, na íntegra:

E chega o 11º CARTUCHO. O Encontro dos Cartunistas Gaúchos acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro próximos. Um final de semana que se enche de graça, reunindo a nata do humor do Sul.

O evento inicia na sexta-feira, 26 de setembro, com a recepção aos cartunistas convidados e a votação do tema. Neste ano, uma novidade, após a votação o Tema será divulgado pelo perfil do Facebook da Chili e do Máucio, coordenador do CARTUCHO, e vai aceitar Cartuns pela internet. A divulgação do tema se dará sexta-feira às 22 horas, junto com as especificações para envio.

No sábado pela manhã, acontece o tradicional Chimarrão com Nanquin, no Calçadão de Santa Maria. A partir das 10 horas. É o momento de integração com a comunidade. Um entrevero de cavaletes, cartunistas, chimarrão e nanquin, cada coisa no seu lugar. Outra novidade deste ano é presença do ¨Passa a bola do Humor e da Poesia¨, além dos mini livros da poeta Cláudia Gonçalves.

A tarde é o Reponte Temático, quando os cartunistas fazem uma “imersão” para elaborar a sua obra.

No domingo, o resultado é mostrado à comunidade por meio da Invernada do Humor, a exposição do 11º Cartucho e do Homenageado, a partir das 14h30min no hall do Royal Plazza Shoping. Com a presença, é claro, dos cartunistas.

Um evento cheio de graça!

Quem são os convidados e de onde vêm

1. DOUGLAS DIAS  –  Bento Gonçalves   

2. CLAUDIA GONÇALVES  –  Porto Alegre   

3. ALISSON AFFONSO – Rio Grande 

4. MOACIR GUTERRES – MOA – Porto Alegre     

5. GERALDO FERNANDES –   Passo Fundo 

6. RICARDO FREITAS – DONGA  –  Arroio Grande  

7. JOEL ALMEIDA  – Giruá  

8. GREICE POZZATTO  –   Cruz Alta    

9. RAFAEL CORREA  –  Porto Alegre   

10. LEANDRO BIERHALS  –  Porto Alegre   

11. LEANDRO DÓRO – Porto Alegre 

12. NELTAIR ABREU – SANTIAGO –  Porto Alegre  

13. AUGUSTO BIER –  Porto Alegre

14. ELOAR GUAZELLI – O HOMENAGEADO – São Paulo

15. VICENTE MARQUES – Porto Alegre

16. ALEXANDRE CARVALHO – Porto Alegre

Além dos cartunistas profissionais e amadores de Santa Maria. O CARTUCHO é aberto a todos, faz o convite formal apenas aos convidados de fora da cidade.

Eloar Guazelli Filho: homenageado deste ano
Eloar Guazelli Filho: homenageado deste ano

O Homenageado

O 11º CARTUCHO apresenta como Homenageado, ELOAR GUAZZELLI.

Guazzelli  éIlustrador, Quadrinista e Diretor de Arte para animação. Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).   Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2009), reside em São Paulo, Brasil. Foi premiado nos Festivais de Cinema de Havana, Gramado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Brasília.  Obteve premiações também nos Salões de Humor de Porto Alegre, Cintra, Piracicaba, Teheran, Tókio, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Excellent Prize no 23 Yomiury International Cartoon Contest de Tóquio e grande vencedor do III Concurso Folha de Ilustração e Humor (2006). Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão,Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai.

Eloar Guazzelli Filho  nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo