Sem categoria

JORNALISMO. Então, a Veja publicou como exclusiva entrevista que ministra do STF der em um “workshop”

Ministra do STF, Cármen Lúcia, falou para um punhado de gente, mas a ex-revista...
Ministra do STF, Cármen Lúcia, falou para um punhado de gente, mas a ex-revista…

Pooois é. Quando este editor considera a Veja uma ex-revista, não faltam defensores da publicação. Tudo bem. É democrático. Ninguém precisa concordar; basta respeitar. Agora, vamos combinar o seguinte: quando o veículo da Editora Abril era uma revista, com certeza não publicaria uma entrevista que, na verdade, fora um uorquishopi do qual a entrevistada participava e que teve uma dezena de jornalistas fazendo perguntas.

Mais, não transformaria observações feitas para o conjunto em respostas a perguntas colocadas depois. Isso não aconteceu? Pois, aconteceu. E foi há duas semanas, na edição datada de 17 de setembro – tendo como “entrevistada” a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.

O interessante é que, mais uma vez, o tal “lobo não come lobo” funcionou. Tanto que a mídia tradicional nada registrou dessa situação toda – embora alguns de seus integrantes tenham publicado, antes, fatos agora dados como exclusivos.

Imagina se não existisse a internet. Nunca saberíamos. Se bem que, antes da grande rede, a Veja ainda era revista. Bueno, mas o melhor mesmo é saber como tudo aconteceu agora. E quem conta é o jornal eletrônico GGN, em reportagem assinada por Patrícia Faerman. As fotos são de Reprodução. A seguir.

Perguntas de 10 jornalistas a Cármen Lúcia via exclusiva em Veja

...Veja publicou nas “Páginas Amarelas” como exclusiva. Midia tradicional calou. Pois é
…Veja publicou nas “Páginas Amarelas” como exclusiva. Midia tradicional calou. Pois é

A entrevista com a ministra Cármen Lúcia nas páginas amarelas da edição do dia 17 de setembro da revista Veja contou com a colaboração de no mínimo 10 jornalistas. Contudo, a repórter Mariana Barros, uma das participantes do Workshop “Os Impactos da Legislação Eleitoral sobre os Meios de Comunicação”, foi a única que assinou a matéria. E publicou: a vice-presidente do Supremo Tribunal “concedeu a VEJA sua primeira entrevista nos últimos dois anos”. Mas o referido veículo se esqueceu de publicar a “exclusiva” antes de todo mundo.

O evento foi realizado no dia 25 de agosto, em São Paulo, pelo Instituto Palavra Aberta e a Associação Nacional de Editores de Revista (ANER). Para mediar a palestra da ministra Cármen Lúcia, estavam à mesa o presidente da ANER, Frederic Kachar; o diretor jurídico da ANER, Lourival Santos; e duas jornalistas: Regina Augusto, de Meio & Mensagem, e Mariana Barros, da Veja.

Após a apresentação da mais nova vice-presidente da Suprema Corte, o espaço foi aberto a perguntas. E contribuíram diversos jornalistas da plateia, além das profissionais da Veja e de Meio & Mensagem. O Jornal GGN publicou a reportagemCármen Lúcia e o gozo da autoridade supremano dia seguinte, assim como outros veículos.

Ao final do Workshop, a ministra concedeu entrevistas exclusivas, de fato, a alguns jornalistas. As perguntas respondidas ao GGN resultaram em outra reportagem: As diferentes visões sobre a indicação na Suprema Corte brasileira.

Mas as páginas amarelas de Veja não tiveram a preocupação de separar o que foi particular e o que foi coletivo ou, ainda, de deixar transparente o contexto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. "Pooois é. Quando este editor considera a Veja uma ex-revista, não faltam defensores da publicação. Tudo bem. É democrático"
    Democracia!!
    "Congrega as pessoas que terceirizaram o raciocínio e o espírito crítico."
    Tal atitude, à qual convenhamos, NÃO ocorre no sitio.
    Partidarizar, um assunto deveras importante como a informação é no mínimo…falta de neurônios…

  2. Se as perguntas foram feitas à ministra e ela respondeu, o resto são tecnicalidades que só interessam os jornalistas. Bobagem para resumir.
    O conteúdo é que conta. Claro, a tentativa de desqualificar a revista com bobagens como esta mostra que a mesma incomoda um certo partido. Estou me referindo ao PZ, partido zumbi, claro. Congrega as pessoas que terceirizaram o raciocínio e o espírito crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo