Artigos

Os (meus) 50 anos da UFSM – por Carlos Costabeber

Dezembro de 1960! 

Eu tinha 12 anos, e era aluno da (então) 4ª série ginasial do Colégio Santa Maria. Aliás, aquele foi o pior ano da minha vida escolar, pois levei pau em matemática, e tive que repetir a 4ª série. Um horror!!!

Mas, naquele ano, a cidade de Santa Maria estava impressionada com a construção do prédio da antiga Reitoria, ali na Floriano. Lembro bem que os operários trabalhavam dia-e-noite (o que era totalmente anormal para a época), para concluir o prédio antes do final-do-ano daquele ano.

E que festa!!!!

O Dr. Mariano mandou colocar, bem no alto do novo prédio, três enormes letras: UFM, fortemente iluminadas. De qualquer ponto da cidade, à noite, se podia ver a imponência daquelas 3 letras. Eram as iniciais da maior conquista na história de Santa Maria em todos os tempos.

Assim, naquele dezembro de 1960, nascia a nossa Universidade Federal, graças a um visionário chamada Dr. José Mariano da Rocha Filho. Ele estava convencido de que o desenvolvimento do país passava, antes de tudo, pela educação. E só um gênio como ele podia enxergar tudo isso, pois sempre esteve muito à frente de seu tempo.

Bem mais tarde, como Presidente da CACISM, realizamos uma grande homenagem, em vida, ao Dr. Mariano, dando-lhe o justo e merecido título de “O Santa-mariense do Século”. 

Voltando no tempo, seis anos mais tarde, quando o então Reitor criou o Curso de Administração, fui o primeiro candidato a se inscrever no concurso vestibular. Começava ali uma longa e maravilhosa relação pessoal com a UFSM.

Já no ano seguinte, me tornei um jovem universitário, como membro da 1ª turma do Curso de Administração. E foi naquele ambiente que deixei de ser um cara tímido e pouco social, para descobrir o potencial de liderança e sociabilidade, que eu carregava – herança do meu querido pai.

Em 1968, assumi como 1° Presidente do Diretório Acadêmico. Foi ali que pude aperfeiçoar um estilo de liderança próprio, assumindo iniciativas como a criação de uma Biblioteca de Administração. Aliás, foi interessante a maneira criativa que tive, para arrecadar dinheiro para a compra dos livros. Na época, o sentimento de brasilidade era muito forte (Brasil, ame-o ou deixe-o), e eu mandei confeccionar miniaturas da bandeira nacional, para se colocar sobre as mesas. Arregimentei alguns colegas, e saímos a vender essas bandeiras e, assim, garantir a grana para a compra dos livros.

Com o dinheiro na mão, fui a Porto Alegre, e trouxe duas malas repletas de livros de Administração. Assim, nasceu a 1ª biblioteca setorial dentro da UFSM, sendo que até hoje se podem encontrar no CCSH livros daquela época.

Há exatos 40 anos, em 1970, me graduei em Administração. E já no ano seguinte fui convidado para assumir como professor (na época, como Auxiliar de Ensino), e parti para fazer o Pós-Graduação e Mestrado na Fundação Getulio Vargas em São Paulo.

Em 1972 retornei para fazer concurso público, e assumir em definitivo como professor universitário, função que desempenhei de forma apaixonada, até a minha recente aposentadoria.

Por fim, desejo prestar um agradecimento e uma homenagem à nossa maior Instituição. Sempre digo que Santa Maria seria bem menor do que é; que não teria maior importância no cenário nacional, se não fosse a UFSM. Hoje somos uma cidade de porte médio, mas nos sentimos cidadãos cosmopolitas. Nos tornamos referência em várias áreas da atividade humana, fazendo com que a cidade passasse a ter um alto índice de qualidade de vida.

Assim, além da permanente injeção de recursos financeiros que entram no município, a UFSM é responsável pela multiplicação do ensino, notadamente no nível superior, pois abriu a oportunidade para que universidades particulares viessem a ocupar os espaços não preenchidos pelo ensino público e gratuito.

De uma forma muito concisa, deixo aqui minha homenagem aos 50 anos da “minha” Instituição de Ensino, e à memória do Dr. Mariano. Expresso o meu maior agradecimento pelos imensas oportunidades, relacionamentos, ampliação de horizontes e aprendizados que tive. Devo tudo e mais um pouco a essa Casa de ensino.

E fico ainda mais feliz, por ter podido ajudar a milhares de alunos, e que hoje honram o nome da UFSM mundo afora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo