
Por Maiquel Rosauro
A Prefeitura de Santa Maria participou de uma audiência pública no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), nesta terça-feira (7), para apresentar os avanços na Estrada do Perau. O procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, informou que o processo para a contratação da empresa responsável pela obra está em fase avançada.
“A solução para o Perau é uma realidade, os recursos estão garantidos e a licitação está correndo com absoluta prioridade. Tão logo venhamos a assinar o contrato, iremos celebrar a ordem de serviço o quanto antes para o mais rápido início das intervenções. Seguimos comprometidos com o diálogo e com a resolução definitiva deste problema”, disse Cortez.
Nesta terça (7), a empresa segunda colocada nas propostas para fazer a obra de reconstrução da Estrada do Perau manifestou interesse em apresentar recurso, o que pode ser realizado até sexta-feira (10). Depois, são mais três dias úteis para contrarrazões e outros três dias úteis para a Prefeitura se manifestar, conforme os trâmites normais de uma licitação.
A proposta de menor valor é de uma empresa de São Paulo. Já a proposta com o segundo menor valor foi apresentada por uma empresa do Rio de Janeiro.
A obra possui um investimento garantido de R$ 23.521.909,66, obtido junto ao Governo Federal. O projeto de reconstrução abrange um trecho de 60 metros e prevê uma obra complexa de contenção das encostas que deslizaram em maio de 2024. Após a conclusão da licitação e a emissão da Ordem de Serviço, o prazo para a execução dos trabalhos será de 180 dias.

Homenagem
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na sessão desta terça (7), uma moção de homenagem ao ex-vereador Pablo Pacheco, atual presidente municipal do Progressistas. A iniciativa foi proposta por Rudinei Rodrigues (MDB) a fim de reconhecer a dedicação política e os serviços prestados por Pacheco.
O progressista atuou na Câmara na legislatura passada e não concorreu à reeleição. No pleito municipal de 2024, ele foi decisivo ao trazer para o PP a então secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, que viria a ser eleita vice-prefeita na chapa liderada por Rodrigo Decimo (então no PSDB, hoje no PSD).
Gabriel Souza
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), estará em Santa Maria nesta quarta (8) e quinta-feira (9). Abaixo, confira a agenda do pré-candidato a governador:
Quarta-feira (8)
– Chegada em Santa Maria, às 16h30min, com vistoria da obra do Instituto de Educação Olavo Bilac
– Deslocamento para a sede do Diário, em Camobi, entre 18h15min e 18h30min, onde ministrará a palestra “Presente e Futuro do Rio Grande do Sul: ações do governo do Estado para Santa Maria e região”.
Quinta-feira (9)
– Palestra Congresso de Bioética e Direito, 10h, no 8º Congresso Brasileiro e 5º Congresso Latino Americano de Bioética e Direito Animal, com o tema “Políticas Públicas e direitos animais em desastres”, no Centro de Ciências Sociais e Humanas, na UFSM.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.