DestaquePolítica

BASTIDORES. Situação da Estrada do Perau, uma homenagem a Pacheco e agenda Gabriel Souza

Vice-governador do Rio Grande do Sul estará em Santa Maria nesta quarta

Licitação da obra da Estrada do Perau foi tema de audiência pública no Ministério Público nesta terça (Foto Lenon de Paula/Prefeitura)

Por Maiquel Rosauro

A Prefeitura de Santa Maria participou de uma audiência pública no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), nesta terça-feira (7), para apresentar os avanços na Estrada do Perau. O procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, informou que o processo para a contratação da empresa responsável pela obra está em fase avançada.

“A solução para o Perau é uma realidade, os recursos estão garantidos e a licitação está correndo com absoluta prioridade. Tão logo venhamos a assinar o contrato, iremos celebrar a ordem de serviço o quanto antes para o mais rápido início das intervenções. Seguimos comprometidos com o diálogo e com a resolução definitiva deste problema”, disse Cortez.

Nesta terça (7), a empresa segunda colocada nas propostas para fazer a obra de reconstrução da Estrada do Perau manifestou interesse em apresentar recurso, o que pode ser realizado até sexta-feira (10). Depois, são mais três dias úteis para contrarrazões e outros três dias úteis para a Prefeitura se manifestar, conforme os trâmites normais de uma licitação.

A proposta de menor valor é de uma empresa de São Paulo. Já a proposta com o segundo menor valor foi apresentada por uma empresa do Rio de Janeiro.

A obra possui um investimento garantido de R$ 23.521.909,66, obtido junto ao Governo Federal. O projeto de reconstrução abrange um trecho de 60 metros e prevê uma obra complexa de contenção das encostas que deslizaram em maio de 2024. Após a conclusão da licitação e a emissão da Ordem de Serviço, o prazo para a execução dos trabalhos será de 180 dias.

Pablo Pacheco, ex-edil do PP, segura moção de homenagem recebida na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, dia 7 (Foto Divulgação)

Homenagem

Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na sessão desta terça (7), uma moção de homenagem ao ex-vereador Pablo Pacheco, atual presidente municipal do Progressistas. A iniciativa foi proposta por Rudinei Rodrigues (MDB) a fim de reconhecer a dedicação política e os serviços prestados por Pacheco.

O progressista atuou na Câmara na legislatura passada e não concorreu à reeleição. No pleito municipal de 2024, ele foi decisivo ao trazer para o PP a então secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, que viria a ser eleita vice-prefeita na chapa liderada por Rodrigo Decimo (então no PSDB, hoje no PSD).

Gabriel Souza

O vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), estará em Santa Maria nesta quarta (8) e quinta-feira (9). Abaixo, confira a agenda do pré-candidato a governador:

Quarta-feira (8)

– Chegada em Santa Maria, às 16h30min, com vistoria da obra do Instituto de Educação Olavo Bilac

– Deslocamento para a sede do Diário, em Camobi, entre 18h15min e 18h30min, onde ministrará a palestra “Presente e Futuro do Rio Grande do Sul: ações do governo do Estado para Santa Maria e região”.

Quinta-feira (9)

– Palestra Congresso de Bioética e Direito, 10h, no 8º Congresso Brasileiro e 5º Congresso Latino Americano de Bioética e Direito Animal, com o tema “Políticas Públicas e direitos animais em desastres”, no Centro de Ciências Sociais e Humanas, na UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo