PROSPECÇÃO. Schirmer vai a Caxias e apresenta, a 150 empresários, “oportunidades e vantagens” de SM
Para ser mais preciso, o tema da palestra de Cezar Schirmer a empresários de Caxias do Sul, nesta segunda, foi “oportunidades e vantagens competitivas de Santa Maria e Região”. O comandante do Palacete da SUCV palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o equivalente, deles, à Cacism da boca do monte.
Sobre o que disse Schirmer (que estava acompanhado de lideranças empresariais de Santa Maria) e outras informações, vale conferir o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Denise Boff, da assessoria da CIC. Um trecho, a seguir:
“Prefeito ministra palestra para 150 empresários de Caxias do Sul. Encontro aconteceu nesta segunda
“Oportunidades e vantagens competitivas de Santa Maria e região”. Este foi o título da palestra ministrada pelo prefeito Cezar Schirmer, durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (22). O chefe do Executivo discorreu sobre os reflexos que a concentração econômica e populacional da região Leste do Rio Grande do Sul trazem para a região Oeste do Estado e apresentou as oportunidades e incentivos do município para empreendimentos industriais.
Schirmer destacou, ainda, os crescentes índices de desigualdade regional, do ponto de vista econômico, e a histórica migração populacional no sentido Oeste-Leste no Estado. “25% do território do Estado possui mais de 75% da população e do PIB”, salientou. Por outro lado, o prefeito enalteceu os elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios gaúchos. O prefeito ofereceu atrativos aos empresários caxienses. “Eu vim convidá-los para que se lembrem de Santa Maria quando pensarem em se ampliar suas empresas”, disse.
Entre os atrativos, o chefe do Executivo destacou a formação de mão de obra qualificada, a localização geográfica privilegiada, com infraestrutura e logística, os incentivos fiscais previstos em legislação municipal, o polo educacional, os bons indicadores de qualidade de vida e o baixo custo de vida. “Somos a favor do lucro, do investimento, dos empregos e das oportunidades. Nós queremos os empresários”, afirmou o prefeito, sob aplausos de aproximadamente 150 empresários caxienses…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Da ultima vez que olhei, empresários se interessavam por oportunidades. Acredito que os desequilíbrios regionais não estão no topo da lista de problemas a serem resolvidos do ponto de vista deles.
Localização geográfica privilegiada…Nenhuma matéria prima (fora commodities agrícolas) por perto. Nenhum grande mercado por perto. E, se 25% do território tem 75% da população, também tem 75% do mercado.
Polo educacional? Caxias tema a UCS, a UFRGS pretende ter um ou mais campi na serra muito em breve e POA fica a menos da metade da distancia que fica de SM.
Logística? Se e quando a norte-sul sair do papel pode ser que melhore. E se alguém acha ruim ir para POA de carro é bom experimentar ir até Rio Grande.
Estado indutor da atividade economica, não creio. Muita confusão entre necessidade e oportunidade. Gostam de gastar para criar oferta onde não existe demanda.
Vai passar vergonha.