DestaquePaís

COVID-19. STF desmente Bolsonaro e diz que não proibiu governo Federal de atuar contra a pandemia

Órgão divulga nota em que rebate discurso do presidente Jair Bolsonaro

Por Maiquel Rosauro

“Vou repetir aqui: que moral tem João Doria e Rodrigo Maia em falar em impeachment se eu fui impedido pelo STF de fazer qualquer ação contra a pandemia?”.

O questionamento foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em entrevista a José Luiz Datena, na Band, na sexta-feira (15). Na ocasião, o chefe do poder Executivo disse que, se dependesse do Supremo, ele deveria “estar na praia tomando uma cerveja”.

Apoiadores do presidente têm utilizado o discurso, nas redes sociais, para justificar a atuação do governo Federal diante da pandemia de covid-19.

Porém, na tarde desta segunda-feira (18), o STF decidiu sair da defensiva. O órgão divulgou uma nota que, mesmo sem citar Bolsonaro, tem endereço certo, alegando que a informação que circula nas redes sociais é falsa. A corte afirma que todos os entes da federação têm responsabilidade em adotarem medidas em benefício da população.

“Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ocasiões”, diz trecho da nota.

O STF também utilizou o Twitter para marcar o seu posicionamento contra a informação falsa.

Confira a íntegra da nota do STF na íntegra:

Esclarecimento sobre decisões do STF a respeito do papel da União, dos estados e dos municípios na pandemia

A Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (STF) esclarece que não é verdadeira a afirmação que circula em redes sociais de que a Corte proibiu o governo federal de agir no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ocasiões.

Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo