Eleições 2014Política

É DOMINGO. Vem aí a maior eleição da história do País. Há perto de 3,5 milhões de pessoas mobilizadas

Eis um exemplo: equipes do TRE de Brasília lacram as urnas a ser usadas na eleição
Eis um exemplo: equipes do TRE de Brasília lacram as urnas a ser usadas na eleição

Decididamente, não é um processo fácil esse de organizar uma eleição como a que acontece domingo, no Brasil inteiro. Há os 143 milhões de eleitores (em números redondos), mas também, entre eles, um grupo aproximado de 3,5 milhões que participam ainda mais ativamente do processo – seja como mesário ou fiscal de candidatos, para ficar em dois exemplos.

Vale conferir, a propósito, o excelente material originalmente publicado no portal da Rede Brasil Atual (RBA), que traz um balaio de informações pertinentes acerca desse que é, sim, um grande espetáculo democrático. A reportagem é de Hilda Cavalcanti, com foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir, um trecho:

TAREFA GIGANTE – Brasil está com estrutura pronta para realizar a maior eleição da história

eleição s Depois de campanha eleitoral das mais inusitadas, marcada por tragédia aérea e troca repentina de candidaturas, o Brasil prepara-se para realizar domingo (5) o maior processo eleitoral da história do país. São esperados 142.822.046 eleitores – na maior parte, com idades entre 45 a 59 anos. Nas engrenagens das votações, de um extremo ao outro do país, trabalharão perto de 3,5 milhões de pessoas, entre mesários, servidores públicos, policiais e militares. Isso, sem contar os militantes e fiscais partidários.

Para o envio das urnas e cédulas, foram selecionados transportes que vão de automóveis a barcos, helicópteros e aviões de pequeno porte, mas os brasileiros que moram nos locais mais inóspitos sabem que, dependendo da localização geográfica e do clima do dia, outros tipos de transporte podem ser utilizados e improvisados, como cavalos, jegues e até cestos gigantes para ajudar na subida e descida de eleitores. Não é brincadeira, tampouco novidade para esses moradores.

Até mesmo o voto em trânsito está preparado para ser depositado em maior número. Desta vez, foi estruturada a instalação de urnas em 96 países (sete a mais do que em 2010). Tal engenharia terá o suporte, no geral, de 2,4 milhões de mesários e 29.881 servidores, juntando os do Tribunal Superior Eleitoral e os dos tribunais regionais (TRE).

Somam-se a esse contingente, integrantes da Força Nacional de Segurança, que dará reforço em 132 municípios, localizados em sete estados: os de Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Piauí e Maranhão, mas esse número  pode ser aumentado pelos ministros do TSE nos próximos dias.

Indígenas e quilombolas

Outros destaques deste ano são os cuidados especiais às seções eleitorais montadas para indígenas e povos quilombolas, sobretudo nos estados do Ceará e Rondônia, trabalho que vem sendo estruturado desde 2011. No Ceará, são esperados 8.676 índios e 13.996 descendentes de remanescentes de quilombos para depositar votos. Foram montadas 85 seções exclusivas em 33 municípios. Em Rondônia, o sistema eleitoral buscará garantir a votação de 1.605 índios, pertencentes às aldeias Suruí, Cinta Larga, Tupari, Karitiana, Gavião e Oronao.

Não que a mesma preocupação não tenha sido observada em outros estados, mas é que nesses foram consideradas dificuldades em outros pleitos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo