CiênciaEducaçãoEsporteUFSM

ACADEMIA. Uma dissertação de Mestrado que gera o glossário ‘ABC…da Química e do Esporte’. Saiba mais

Thaís: ensino da química e o esporte. Um glossário surgiu a partir da dissertação de Mestrado
Thaís: ensino da química e o esporte. Um glossário surgiu a partir da dissertação de Mestrado

Você tem ideia do que é ensinar química, aquela matéria difícil (para o editor, claro) dos nossos primeiros anos de aprendizado? Pois há muito jeito de ensinar. Um deles, num trabalho que envolveu alunos do colégio Manoel Ribas e com a decisiva participação de uma mestranda da UFSM, mostrou que o Esporte pode ser…

Bem, melhor mesmo é conferir exatamente o que foi feito, e que até gerou um glossário (“ABC… da Química e do Esporte”), pela mestranda da UFSM Thaís Rios da Rocha. A explicação vem em material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da USM. O texto é de Luana Mello; a foto é do Feicebuqui. A seguir:

Química e esporte

O grupo Laequi (Laboratório de Ensino de Química), coordenado pelos professores Mara Braibante e Hugo Braibante, conta com diversos projetos que buscam diferentes formas, utilizando objetos e situações cotidianas, de ensinar química. Uma das abordagens utilizadas foi a relação da química com o esporte, tema desenvolvido por Thais Rios da Rocha em sua dissertação de mestrado “Construção do conhecimento químico através do esporte”.

A química nos esportes permite mais de um foco, e dentro de sua dissertação Thais abordou a química dos materiais esportivos, a bioquímica do exercício físico e as substâncias proibidas nos esportes. E todos esses temas foram estudados em sala de aula com os alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas.

“Ela trabalhou os conceitos químicos necessários usando a temática esportiva. Então, por exemplo, ela ensinou a química orgânica relacionando com o esporte. Trabalhou inclusive uma parte experimental, em que ela fez uma síntese do nylon em laboratório com os alunos”, explica a professora Mara.

Para avaliar a eficácia desse método diferente do ensino de química, foi necessário haver uma turma controle, ou seja, uma turma em que as aulas seriam no modelo clássico. E esses alunos pediam pelas aulas diferenciadas. “Ela não inicia a aula de forma clássica, ela começa problematizando, levando um vídeo sobre esporte, dali surgem questões. A cada conceito, conteúdo que ela gostaria de trabalhar, ela usava uma parte do esporte”, afirma Mara. Durante esse período, Thais solicitou que os alunos pesquisassem palavras relacionadas à química do esporte, por exemplo, as fibras que compõe as roupas dos atletas, e o resultado dessas pesquisas foi o glossário “ABC… da Química e do Esporte”…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo