O cidadão comum normalmente não se dá conta. Mas o fato é que, não fosse a “comunicação pública” e estaríamos inteiramente dominados pelo pensamento de quem, objetivamente, só pensa no seu próprio lucro. A cidadania e o bem-estar da sociedade são apenas foco do discurso. Que, normalmente, não transborda, propriamente, no que é entregue ao consumidor de informações.
Vai daí que é bastante interessante saber que, pelo menos no ponto de vista da academia, o tema é presente. E será debatido, por exemplo, em evento que acontece na UFSM entre a quarta-feira e a quinta, como você pode conferir em material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. Acompanhe:
“Comunicação Pública e responsabilidade
Com o apoio do Gabinete do Reitor, a Coordenadoria de Comunicação Social e a Faculdade de Comunicação (Facos) realizam, dias 12 e 13 de novembro, o 1º Fórum de Comunicação Pública da Região Sul. O evento, que acontece no auditório do Curso de Química, é aberto a profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, bem como servidores públicos e imprensa em geral.
O Fórum terá início às 8h30min, com a abertura oficial. Após, o gerente executivo de Relações Institucionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), José Roberto Garcez, ministra a palestra “Responsabilidade do Profissional com a Comunicação Pública”. Na sequência, a relações públicas (RP) do Senado Federal Márcia Yukiko aborda o tema “Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público”.
Para o turno da tarde do dia 12 (quarta-feira) estão programadas duas oficinas para os participantes do evento: uma direcionada para a área de vídeo e outra para o setor de áudio. Wil Geraldo, que é docente do ‘Studio Live’ Nimbus Studios (São Paulo), engenheiro de mixagem e masterização do Estúdio Cantara, e engenheiro de gravação e produtor, debate o tema ‘Prazendo a música’. Já Maurício Kist, cinegrafista da Unipampa, apresenta a responsabilidade das imagens na Comunicação Pública.
O segundo dia (13) de Fórum prevê, para as 9h, palestra com o diretor jurídico da EBC, Luis Henrique Martins dos Anjos, sobre “Regulação da Comunicação Pública e sua articulação em Rede: abordando financiamento, projetos e conceitos”. A partir das 10h30min, o ouvidor da EBC, Tiago Nunes Severino, debate “Ouvidoria e Comunicação Pública”.
As inscrições para o evento, que conta ainda com o apoio da Agência de Comunicação Integrada de Relações Públicas (Acirp), são gratuitas e podem ser feitas por meio deste LINQUE.
Mais informações pelos fones 3220-6118 e 3220-8481.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.