EducaçãoUFSM

ENEM. 8,7 milhões farão provas na próxima semana. Estudantes de Santa Maria prestam a devida atenção

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece no próximo final de semana. Entre os dias 8 e nove acontecem as provas para as quais há 8,7 milhões de inscritos e acontece em 1,7 mil cidades brasileiras. A nota nele obtida será usada por dezenas de instituições superiores do País.

Objeto de polêmica que acabou na Justiça este ano, a adoção do ENEM pela UFSM está garantida para o próximo ano – o que é um fator a mais a chamar atenção para o exame já neste ano. Sobre o ENEM, vale conferir o material produzido pela Agência Brasil, que, inclusive, põe à disposição, gratuitamente, um banco de questões feitas entre 2009 e 2013 (AQUI). A reportagem é de Mariana Tokarnia, com foto de Fábio Rodrigues Pozzebom. Acompanhe, a seguir, um trecho:

Estudantes se preparam para o Enem; exame tem 8,7 milhões de inscritos

Agatha Christy, Giovanna Simon e Bárbara Santana: três típicos exemplos de “enemistas”
Agatha Christy, Giovanna Simon e Bárbara Santana: três típicos exemplos de “enemistas”

Nas bancas de jornal, na internet, nas paradas de ônibus, as dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão em toda parte. Daqui a uma semana, mais de 8 milhões de candidatos farão as provas. Sozinhos ou em grupo, os estudantes se preparam na reta final para o exame.

Luzia Cardoso tem 44 anos e está no 3º ano do ensino médio. Ela voltou a estudar por causa do filho, Jerônimo Araújo, 22 anos, queria motivá-lo. Ambos estão inscritos no Enem e juntos também se preparam. Luzia leva para casa as dicas dadas pelos professores do Centro de Ensino Médio 1 do Paranoá, no Distrito Federal, e Jerônimo mostra o que aprendeu na apostila de exercícios que comprou.

“É a primeira vez que faço o Enem, estou apreensiva. Colhendo todos os dados que posso, pedindo ajuda aos professores”, conta Luzia. “Os meus irmãos todos têm faculdade. Eu quero cursar pedagogia ou psicologia, me dou bem na área, me interesso pelo comportamento das pessoas”, diz. Já o filho quer fazer curso de cinema.

Para Giovanna Simon, 18 anos, este será o terceiro Enem, sendo que o primeiro fez ainda no 2º ano. Ela terminou o ensino médio no ano passado e quer cursar medicina. Concilia o estudo para o exame com o curso de técnica de enfermagem. À noite, faz cursinho em Brasília. Chega em casa, estuda e faz os exercícios. “E durmo”, acrescenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo