AssembleiaCongressoPolíticaSanta Maria

EXCLUSIVO. Confira o documento com reivindicações empresariais de SM. Ele não tem só o pedido de obras

Eleitos ouviram manifestações da comunidade, inclusive de suas entidades empresariais
Eleitos ouviram manifestações da comunidade, inclusive de suas entidades empresariais

Para começar, a data. A primeira verão do documento é de setembro de 2010. Quatro anos distante, portanto. Mas o que conta é a última atualização. Ela foi feita em agosto deste ano. E ele foi a base das manifestações feitas aos parlamentares eleitos com compromissos em relação a Santa Maria, no importante evento ocorrido no interior da Feisma, na tardinha de 7 de novembro, numa promoção do jornal A Razão e a parceria de organizações como a Cacism, por exemplo.

É um documento – a que este editor teve acesso – que vai além daquilo que é habitual nas reivindicações santa-marienses. Sim, tem lá, para ficar nos exemplos mais óbvios:

1) Concluir as obras, instalar equipamentos, definir a gestão e colocar em operação o Hospital Regional;

2) Concluir a duplicação da RST 509 (Faixa Velha para Camobi)

3) Conclusão dos projetos e execução das obras de duplicação das rodovias federais do entorno de Santa Maria… (a Travessia Urbana, simplificadamente)

4) Agilizar a concessão de Licenças Ambientais

5) Agilizar a concessão de alvarás para a instalação de empresas

Atualizado em agosto deste ano, tem sete laudas e várias indicações e competências
Atualizado em agosto deste ano, tem sete laudas e várias indicações e competências

Além dessas, há outras reivindicações, algumas mais, outras menos genéricas, consideradas prioritárias pelos empresários. Algumas, inclusive, que têm bastante mais a ver com o próprio município e no âmbito da Prefeitura, mas que, claro, possuem a sua importância geral.

Também são parte do documento as chamadas “Reivindicações Regionais”. Aqui se incluem pontos que têm a ver com os três níveis de poder.  Novamente é lembrada a Travessia Urbana (e seus vários subitens), mas há outros pedidos na lista. Um deles, para exemplificar, é a viabilização da “Hidrovia – Ligação das Bacias dos Rios Jacuí e Ibicuí, viabilizando o transporte de cargas, nacional e internacional da região por hidrovia.”

Tudo isso, e mais um pouco, está no documento a que o sítio teve acesso e divulga, ao que se acredita, pela primeira vez e com exclusividade, pelo menos na sua ÍNTEGRA (lá embaixo há o linque para ele).

O editor, porém, e aqui, chama a atenção para outras questões apostas pelos representantes de entidades empresariais e que têm um fundo mais amplo. Elas se referem ao que, no documento, é chamado de “Questões institucionais”.

O que pretendem os empresários e suas lideranças maiores na cidade, na sua discussão? A reforma política e uma série de outras ações nesse âmbito. O editor pinça, aqui, cinco dos 13 pontos listados (mas vale ler a íntegra, para ter a noção mais precisas):

1) O fortalecimento dos Partidos Políticos e da Democracia Representativa.

2) Reforma Partidária e Eleitoral,incluindo o financiamento das campanhas.

3) A extinção de foros privilegiados.

4) Claras e isonômicas normas legais para definir e regular os ganhos remuneratórios ou vantagens  para agentes e servidores públicos, na administração direta e indireta, e

5) A Reforma Política sob  a responsabilidade do Novo Congresso Nacional, e a conveniência da consulta direta decidida, ao final.

Decididamente, os empresários elaboraram, a partir de sua própria discussão, um amplo documento. Que merece ser lido. Nem que seja para discordar. Afinal, é um importante e fundamental segmento da comunidade, que traz a sua opinião. Diga-se, nem sempre bem entendida e até, não raro, cercada de muito preconceito.

Concordar? Bueno, aí já é outra coisa. Cada um, cada um.

OBSERVAÇÃO: a foto que ilustra esta nota é de Carolina Reichert, do jornal A Razão.

PARA LER A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo